Seja por meio das redes sociais, da produção de conteúdo em blogs, da criação de um site, de estratégias de SEO e tantas outras, a presença digital, hoje, é fundamental para as empresas que querem sobreviver e manter-se cada vez mais fortalecidas no mercado.
A partir dessa presença no universo on-line, é possível atrair novos clientes, aumentar o vínculo com outros consumidores em potencial, fortalecer a imagem do negócio e garantir muitos outros benefícios que vão melhorar os resultados da empresa.
Por todos esses motivos, investir na terceirização de serviços digitais é uma excelentes maneira de desenvolver as melhores ações da melhor forma possível, consequentemente, tirando o máximo proveito de cada estratégia. Gostou da ideia? Então, confira, neste artigo, outras vantagens da terceirização de serviços digitais!
Permite que a empresa foque em seu core business
Em poucas palavras, podemos definir o termo core business como a atividade principal de uma organização. Se um negócio, por exemplo, é uma loja de vestuário, vender roupas é o seu core business.
Ao investir na terceirização de serviços digitais, toda a equipe da empresa pode dedicar-se exatamente à sua função, buscando as melhores soluções dentro da sua própria especialidade — e deixando que os especialistas no universo digital também façam o seu trabalho com eficiência.
Seguindo o exemplo da loja de roupas, ao contratar uma empresa especializada em digital, não é preciso deslocar um colaborador da área da administração para tentar criar um blog ou alimentar as redes sociais. Nesse cenário, na verdade, esse colaborador certamente não vai conseguir desempenhar nenhuma das suas funções — a administrativa e a digital — como deveria.
Otimiza tempo
Outro benefício de terceirizar as estratégias digitais é o tempo que é economizado para a empresa. Afinal, um trabalho como esse, quando bem-feito, exige conhecimento, pesquisa, monitoramento, ou seja, tempo.
Para um profissional especializado, esse tempo empregado pode até ser menor, afinal, ele já tem expertise do trabalho e das ferramentas necessárias, mas uma pessoa sem a experiência necessária pode ter que dedicar muitas de suas horas para desempenhar essa função. Isso quer dizer que, na grande maioria das vezes, esse é um tipo de economia que não vale a pena.
Diminui gastos
Continuando a falar sobre economia, cuidar do digital de uma empresa vai muito além de dedicar um ou mais profissionais da sua equipe à essa função. Uma presença digital, que vai trazer resultados positivos, exige uma série de estratégias e conhecimentos que envolvem dinheiro. Uma equipe terceirizada, por exemplo, vai ser capaz de indicar as melhores hospedagens de sites e fazer um bom trabalho nas redes sociais e também de SEO, sem precisar de grandes investimentos.
Isso porque existem muitas possibilidades de anúncios nessas mídias e também formas de gerar um tráfego orgânico (ou seja, natural) no Google, por exemplo, gastando quase nada ou nada.
Conquista os melhores resultados
Além de conseguir trabalhar com um investimento financeiro mínimo, uma empresa terceirizada em serviços digitais tem todo o conhecimento necessário para garantir os melhores resultados da sua estratégia. Afinal, será mesmo que aquele colaborador do setor administrativo que utilizamos como exemplo sabe realmente como monitorar as redes sociais, criar um site e alimentar um blog de forma eficiente?
Lembre-se de que uma estratégia digital deve ter um propósito claro, que envolve construir uma imagem positiva da empresa (mediante os seus conteúdos e as formas de se relacionar com os clientes) e também a própria interação com o público.
Os profissionais especializados terão a capacidade, por exemplo:
- de construir um website de acordo com o perfil do público e as práticas de SEO, atendendo tanto às expectativas dos usuários quanto aos requisitos dos buscadores para serem mais bem rankeados (ou seja, para serem os primeiros resultados que aparecem em uma pesquisa);
- de criar um conteúdo realmente relevante para os leitores do seu blog, que os levem adiante no funil de vendas;
- de anunciar da melhor forma nas redes sociais certas (tanto de forma orgânica quanto patrocinada);
- de interagir com os clientes de maneira correta, de acordo com a identidade da empresa, com rapidez e cordialidade.
Mantém o negócio sempre à frente da concorrência
Quando você aposta na terceirização dos serviços digitais da sua empresa, está investindo não apenas na presença digital do negócio, mas na inovação. A transformação digital, hoje, acontece de forma muito veloz, e é um grande desafio, para as pessoas que não trabalham diretamente com isso, acompanhar o ritmo dessa evolução.
A todo momento, surgem novas redes sociais e novas possibilidades dentro daquelas que já existem, bem como se transformam as demandas dos consumidores em sites e aplicativos.
Por todos esses motivos, a empresa que confia as suas estratégias digitais a uma equipe especializada no assunto está muitos passos à frente da concorrência. Imagine, por exemplo, que a sua empresa conta com o auxílio especializado, enquanto um concorrente direto deixou esse trabalho nas mãos daquele mesmo profissional da administração: quem você acha que vai ter uma presença digital mais forte, consolidada e eficiente?
Tem um olhar externo e mais objetivo
Você pode até traçar uma estratégia e um planejamento digitais e dar certo, mas uma equipe com um olhar externo, que enxerga a sua marca de uma forma mais especializada e menos viciada, é capaz de perceber com mais assertividade quais são as necessidades da empresa. Além disso, os colaboradores da organização, já acostumados com o dia a dia e a cultura empresarial, podem não perceber peculiaridades, oportunidades e abordagens inéditas que uma equipe de fora pode captar com facilidade.
Crédito: Penze.