Como manter o bom humor em tempo de isolamento social

Pesquisas no Google sobre transtorno mental têm aumentado nos últimos três meses no Brasil

Mari Oliveira

Os brasileiros realmente estão mais preocupados com o seu psicológico. Nos últimos três meses, assuntos relacionados ao tema transtorno mental foram buscados com mais frequência na internet. Pesquisa realizada no Google Trends aponta um aumento exorbitante nas pesquisas no Brasil. (Veja abaixo a figura com a pesquisa).

João de Souza, 29 anos, pegou a Covid em 2020 e ficou com depressão pós doença. “Estava muito deprimido. No primeiro dia que cheguei na casa dos meus pais, tinha dificuldades e sentia dor para subir de escadas. Depois de três meses, me senti melhor das sequelas físicas, mas a sequela mental perdurou. Tive que buscar tratamento psicológico”, conta.

 


Cura através da comédia

Algumas soluções na própria internet ajudam pessoas nesse momento complicado, como por exemplo, os vídeos de comédias. É unânime dizer que os comediantes nunca trabalharam tanto como durante a pandemia da Covid-19. Os vídeos de comédia nas redes sociais têm sido um escape para aqueles que procuram se distrair durante o período de distanciamento social.

Um exemplo é o youtuber baiano Patrick Belmiro, de 25 anos, que vem alcançando mais e mais seguidores e tudo isso durante a pandemia.

“Eu não tinha noção de que era algo tão importante para as pessoas, na minha visão, elas achavam os vídeos divertidos e só isso, mas nessa pandemia recebo muitas mensagens de pessoas agradecendo por mudar o dia delas com algo divertido, que ajudei a superar um término de relacionamento e até coisas mais sérias como a depressão. É muito mais importante do que imaginava”, diz Belmiro.

O canal no Youtube Belmiro Memes (com vídeos curtos e dublagens de animais) possui 1,6 milhão de inscritos e mais de 500 milhões de visualizações. A conta @PatrickBelmiro, no Instagram, está com 453 mil seguidores.

Outro baiano que estourou na pandemia e vem ajudando muita gente com seus vídeos de comédia é o humorista e psicólogo Diego Andoliver, 34 anos. Ele apresenta histórias com um jeito baiano único de ser. A conta @oandoliver conta com 8,5 mil seguidores.

Ele disse que recebeu diversas mensagens de seguidores agradecendo pelos vídeos, entretanto dois casos chamaram a atenção do comediante:

“Uma moça de 17 anos, logo nos primeiros dias da pandemia, estava deprimida e quando conheceu o meu trabalho no Instagram resolveu mandar um direct para dizer que após ver meus vídeos tinha voltado a se alimentar melhor, o sono tinha regulado e que se reanimou. Ela me pediu para não deixar de fazer os vídeos para que outras pessoas obtivessem o mesmo benefício”, conta Diego.

O outro caso que Diego fala é sobre um rapaz de 30 anos. “Esse seguidor estava recém separado, ficou sozinho no apartamento e falou até que tinha perdido o sentido da vida. Mas após conhecer o meu quadro de conselhos, ele percebeu o quanto a vida valia a pena e o quanto ele poderia melhorar”.

Para Diego, os vídeos se tornaram a leveza nesse momento tão caótico que o mundo está passando. “Essas mensagens nos trazem esperança e nos motiva a seguir em frente produzindo e desenvolvendo esse trabalho na internet”.

 

 Busca de ajuda

Segundo especialistas, esse comportamento na internet reafirma o que vários estudos que estão sendo realizados no Brasil e no exterior já analisam, que a pandemia da Covid-19 trouxe sentimentos de medo, incertezas e solidão.

É importante estar atento a sinais e sintomas persistentes. Medo e tristeza são emoções básicas e fazem parte da vida de todos. Quando ocupam a maior parte do dia e são acompanhados de outros sinais, como alterações no apetite, sono e falta de energia, é necessário consultar um profissional. Apesar do tabu, o número de pessoas que buscam ajuda para si, um parente ou amigo tem crescido.

O bom humor beneficia o estado físico e psicológico de uma pessoa. De fato, estudos mostram que a alegria tem a capacidade de aliviar a dor, melhorar as emoções positivas, regular o estresse, afastar o sofrimento e melhorar as comunicações interpessoais.

 

Como adicionar bom-humor e riso à sua vida:

  1. Inscreva-se e acompanhe canais engraçados do YouTube;
  2. Assista Comediantes Online;
  3. Compartilhe histórias antigas e engraçadas;
  4. Conte piadas;
  5. Crie ou assista a vídeos nas redes sociais;
  6. Brinque com jogos engraçados.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *