Cuidado com a saúde das mamas não deve se restringir ao mês de outubro

Por Marcelo Ribeiro, mastologista da Clínica Clivale do Salvador Shopping

O câncer de mama corresponde a 25% dos casos novos de câncer no Brasil, anualmente, sendo o mais comum entre as mulheres do mundo todo. A doença também pode acometer homens, ainda que em menor escala. O mês de outubro vem para nos lembrar da importância que deve ser dada à saúde das nossas mamas. Mas, este é um cuidado que não deve se restringir apenas a esse período do ano. Vários são os fatores que podem influenciar no desenvolvimento do câncer de mama. Alguns destes fatores não são modificáveis, enquanto outros são e, nestes, precisamos agir.

Evitar consumo de bebidas alcóolicas e o tabagismo, adotar uma dieta alimentar balanceada e praticar atividade física com regularidade, portanto situações que nos levam a uma vida mais saudável, são maneiras que podemos ajudar e contribuir na prevenção desse câncer. Ao tomar essas medidas preventivas, além de compartilhar informações e promover a conscientização, contribuímos para a redução da mortalidade da doença.

É preciso, também, que os cuidados com o câncer de mama sejam redobrados durante esse período. A pandemia causada pelo novo coronavírus dificultou o diagnóstico precoce e o tratamento daquelas que ficaram receosas de voltar ao hospital. É comum que algumas pacientes não identifiquem o câncer de mama durante o autoexame, pois são assintomáticas. Por isso, é preciso esclarecer a importância dos exames de rotina, principalmente naquelas com mais de 35 anos.

Ao notar alguma alteração no tamanho ou formato da mama, nódulo único e endurecido, vermelhidão, inchaço, calor ou incomodo na área da mama, ainda que sem presença de nódulo, procure o mais rápido possível um mastologista. Também é necessário ficar atenta à sensação de massa ou nódulo em uma das mamas, além do espessamento ou retração da pele ou do mamilo.

O surgimento dessas anormalidades pode começar de forma isolada ou simultânea. E, claro, nem sempre esses sinais dão a certeza do câncer de mama, mas devem chamar atenção para uma consulta ao mastologista.

Para a boa manutenção da saúde e da qualidade de vida, é preciso ter atenção aos sinais que o corpo envia para cada um de nós. A prevenção do câncer de mama (e de qualquer outra doença) começa no controle dos fatores de risco e no estímulo aos fatores protetores, principalmente os que podemos mudar ao tomar hábitos saudáveis para a nossa rotina.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *