Para valorizar a estação mais florida do ano, apostar no uso de objetos e itens decorativos coloridos é uma boa alternativa. Para quem gosta de acompanhar as tendências de decoração e, claro, alinhar a vivacidade de fora para dentro de casa, a primavera é a estação ideal, pois traz uma sensação maior de liberdade de criação. A especialista Lívia Chervezan, coordenadora da categoria de organização e decoração da casa na Telhanorte, selecionou algumas dicas importantes para deixar o lar no clima da primavera:
Não tenha medo das cores
Usar e abusar das cores é mais do que indicado. “Para não errar na combinação, uma dica é usar o círculo cromático para ajudar na escolha dos tons. Use a estratégia de cores complementares, de três ou quatro cores, análogas, ou a de combinação em fenda. Vale também conciliar esses tons com cores neutras, como branco, para apoiar no destaque”, aponta Lívia.
Onde aplicar essas cores?
A decoração pode ir desde as cortinas, tapetes, almofadas e até mesmo capas ou mantas para sofá. É a hora de substituir objetos desse tipo por outros que adequam ao clima mais florido. Para os que gostam de criar, vale até mesmo repaginar uma peça da decoração, como um porta-retrato, mesa de centro ou até mesmo uma cadeira.
“O poder do faça você mesmo é incalculável! Um item desgastado pode se tornar um ponto alto na decoração graças a uma boa repaginada. Uma dica é investir nas pinturas com tinta spray, que são práticas, rápidas e com efeitos que agregam a todos os estilos”, destaca a especialista.
Para os que querem investir, uma forma prática e que mesmo após a Primavera permanecerá adequada, são os papéis de parede. Com muitos tipos de desenhos, são peças que podem ser utilizadas na parede inteira ou apenas para destacar uma parte. Sobras e pedaços do papel também podem ser usadas para encapar móveis, prateleiras e objetos.
Nos quartos, a dica está em valorizar a roupa de cama. Peças com flores ou tons como rosa e amarelo destacam o ambiente e mantêm a sensação aconchegante que um quarto demanda.
Um pouco mais de verde
Aproveite e traga literalmente as plantas para dentro de casa. Vasos com plantas transformam o ambiente e trazem uma sensação de tranquilidade. Explore na mesa de jantar, bancada, mesa de centro… e quem sabe até mesmo no uso de vasos grandes, com plantas como espada-de-são-jorge ou palmeiras.
“As pessoas precisam ficar atentas ao tipo de planta que querem colocar no ambiente. Há plantas que precisam de bastante sol e, por isso, não podem ficar em ambientes internos. O mesmo vale para o contrário, há plantas que preferem a sombra e por isso, podem ser posicionadas em cantos estratégicos da casa”, conclui Livia.
Quem possui jardim vertical no lar, principalmente em apartamentos, deve levar em consideração a manutenção e o cuidado constante com as plantas em todas as épocas do ano.