A pouco mais de três meses para o verão, Salvador, que tem como uma de suas principais características ser uma cidade turística, vive a expectativa da chegada dos turistas, ainda que, este ano, a pandemia do coronavírus possa atrapalhar um pouco o deslocamento de pessoas em grandes distâncias. Contudo, um dos locais por onde esses grupos devem chegar, na capital baiana, deverá ser através do Porto, localizado no bairro do Comércio.
De acordo com o site da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), a temporada de navios, no período 2020/2021, deve começar no dia 26 de novembro e seguir até o dia 17 de abril do próximo ano – período de 4 meses e 21 dias. Ao todo, serão esperados mais de 50 navios de várias partes do Brasil e do mundo, além de cerca de 170 mil passageiros.
A primeira das embarcações está prevista para chegar às 8h do dia 26 de novembro. Com capacidade para 2.750 passageiros, o Costa Luminosa virá da cidade de Las Palmas, na Espanha, e ficará em Salvador até o final do mesmo dia quando, às 20h, segue para a cidade de Ilhéus, no sul da Bahia. O último é o Costa Fascinosa, que chegará no dia 17 de abril de 2021, oriundo de Ilhéus, mas que sai às 14h do mesmo dia com destino a Maceió, capital de Alagoas.
Em comparação com a temporada 2019/2020, o número de passageiros – caso todos os navios cheguem à capital baiana com as respectivas ocupações máximas – pode ser 12,5% maior. Na última, passaram pelo Porto de Salvador 153.465 passageiros. Já o número de navios deve ser o mesmo: 53 no ano passado contra 52, por enquanto, este ano. Os meses de fevereiro e março, em 2021, devem ser os que terão a maior quantidade de cruzeiros chegando a Salvador: 13, cada. (Tribuna da Bahia)