Nesta quinta-feira, 10 de setembro, é celebrado o dia da pessoa gorda. O principal objetivo deste dia é conscientizar a sociedade sobre a importância de respeitar as pessoas gordas e a quebra dos padrões de beleza. Gordofobia é o preconceito que as pessoas gordas sofrem fazendo com que elas muitas vezes se sintam inferiores causando uma baixa autoestima. Um estudo feito na Universidade da Pensilvânia, no Estados Unidos, com 159 pessoas gordas, concluiu que as pessoas com baixa autoestima tinham um risco três vezes maior de desenvolver problemas de metabolismo e seis vezes maior de ter altas taxas de triglicérides em comparação com as pessoas que tinham boa autoestima.
A blogueira e militante contra a gordofobia, Vivian Vieira, reforça a importância de lutar contra este tipo de preconceito. “Nós, pessoas gordas, somos constantemente cobradas para nos encaixarmos em um padrão de beleza. Muitas vezes sofremos ataques gordofóbicos por conta do nosso corpo. Devemos quebrar esses padrões de beleza.”, afirmou.
Como pessoa gorda, Vivian também sofreu preconceito. “Tive autoestima baixa por muitos anos e começar a me amar foi um processo. Um número na balança não pode definir uma pessoa.”, concluiu.
Veja o perfil dela no Instagram: