Foto Marcelo Gandra/Secis
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis), deu início aos trabalhos da Operação Plantio Chuva 2020 na última sexta-feira (17). O primeiro local contemplado foi a Avenida Mário Sérgio Pontes de Paiva, em Canabrava, onde foram plantadas 135 mudas, entre algodoeiros, paus-brasil, paus-ferro e abricós.
A ação vai contemplar, ao todo, 28 áreas da capital baiana, entre parques, praças, avenidas e condomínios. Serão plantadas, aproximadamente, 2 mil árvores, a maioria delas espécies nativas da Mata Atlântica. As espécies são selecionadas de acordo com as condições locais.
Até o fim de agosto, semanalmente, locais como Vista Alegre, Boa Viagem e Sussuarana receberão mudas de espécies como ipê, sibipiruna, oiti e aroeira, além de frutíferas, como pitangueiras e jabuticabeiras. Os plantios, em grande parte, atendem a solicitações enviadas pelos próprios moradores das comunidades, via WhatsApp, para o número do Disque Mata Atlântica (71) 98549-8453.
Pandemia – O titular da Secis, João Resch, explicou que a programação do Plantio Chuva acontece normalmente entre abril e julho, considerado o período ideal para que as mudas possam se adaptar ao solo. No entanto, nesta edição de 2020, a atividade teve que ser modificada devido à Covid-19.
“Por causa da pandemia, neste ano não foi possível começarmos mais cedo a operação. Foi necessário que tivéssemos mais cautela para realizarmos os plantios com segurança e todo o cuidado. Mesmo assim, entendemos que uma ação como essa, que beneficia a cidade de tantas maneiras, não poderia deixar de ser realizada”, ponderou o secretário.
Balanço – Cerca de 3 mil árvores foram plantadas na cidade nas operações realizadas em 2018 e 2019, com 99 localidades contempladas nesse período. Foi por meio dessa iniciativa que o Dique do Tororó, por exemplo, recebeu 115 novas espécies, entre ipês, patas de vaca e sibipirunas; e que a Avenida Barros Reis ganhou, entre a praça da avenida e o Largo do Retiro, 155 novas mudas de espécies da Mata Atlântica.
Próximos locais
– 21/7 (terça-feira), às 9h – Condomínio Colina B1/Patamares;
– 22/7 (quarta-feira), às 9h – Condomínio Residencial Vila Imperial/Marechal Rondon;
– 23/7 (quinta-feira), às 9h – Lagoa da Paixão/Fazenda Coutos;
– 24/7 (sexta-feira), às 9h – Conjunto Colina de Pituaçu/Pituaçu;
– 24/7 (sexta-feira), às 14h – Praça atrás do 6º Centro de Saúde – PA Rodrigo Argolo, em frente à 11ª Delegacia de Polícia/Tancredo Neves.