Estreia hoje (18) a TV Enem, um programa educacional gratuito voltado para estudantes da rede pública de ensino que vão fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no fim do ano. Concebido pela Produtora Escritório do Pensamento, a TV Enem vai ao ar de segunda à sexta-feira, às 8h e 18h, pela TV Alba (Canal aberto 61.2; NET 16 e SKY 361.2) e também pelos canais do Youtube da emissora e da produtora.
Sem uma definição do Ministério da Educação quanto ao adiamento das provas do Enem em 2020, por causa da pandemia do coronavírus, inúmeros alunos de colégios públicos que cursam o 3º ano do Ensino Médio já pensavam em desistir do concurso este ano. Com as aulas suspensas e sem a orientação dos professores, a preparação para o exame e a concorrência com os alunos da rede privada se transformariam em um desafio ainda maior.
De segunda a sexta-feira, às 8h, os alunos vão assistir à cinco aulas. Se perder algum detalhe, o estudante vai poder acompanhar a reprise do programa que vai ao ar todos os dias às 18h. Os intervalos das aulas serão preenchidos com conteúdos suaves e informativos produzidos por profissionais de teatro, cinema, música, jornalismo, psicologia e fisioterapia.
Por meio do site tvenem.com.br também vai ser possível enviar dúvidas, baixar conteúdo, participar de simulados e encontrar todas as aulas disponíveis.
TECNOLOGIA, SAÚDE E EDUCAÇÃO – Contando com um grupo de 50 professores experientes na preparação de concurseiros em provas de todo o país, a TV Enem oferece conteúdo gratuito por meio da televisão aberta, o que permite alcançar também os estudantes que não dispõem de internet, um dos maiores entraves para a implantação do ensino a distância na rede pública.
Em tempos de crise, a CRIATIVIDADE e a SOLIDARIEDADE são os princípios a serviço da educação. Para garantir a permanência dos professores em casa e evitar a aglomeração de pessoas em um mesmo ambiente, respeitando as normas da Organização Mundial da Saúde (OMS), todas as aulas serão gravadas direto das casas dos educadores.
Segundo o diretor do Escritório do Pensamento e professor Ricardo Carvalho, quando a sociedade é desafiada a encontrar meios para sobreviver sob efeito de isolamento social, necessário para a preservação da espécie, é hora de utilizar o “digital artesanal”, um método de filmagem das aulas que supera as limitações do ambiente e garante a qualidade do conteúdo com imagens Full HD.
Já Igor Dominguez, diretor da Fundação Paulo Jackson, gestora da TV ALBA, destaca a importância de transmitir o conteúdo em TV aberta: “A parceria que firmamos visa garantir o acesso dos estudantes às aulas de forma democrática e a TV aberta tem essa característica. Com essa transmissão, é possível manter todos os envolvidos em distanciamento social e oferecer conteúdo atualizado e de qualidade”.
Dessa forma, o Escritório do Pensamento e a TV legislativa do estado cumprem alguns de seus maiores compromissos: a popularização do conhecimento e a contribuição para a preservação do bem estar social.