Especialista dá dicas para lidar com isolamento social devido ao novo coronavírus

Pandemias como a do Covid-19, infecção causada pelo novo coronavírus, podem gerar medo e ansiedade. Para não abalar a saúde mental, o Master em Programação Neurolinguistica (PNL), hipnoterapeuta e especialista em Desenvolvimento Humano Hilvan Santos, orienta que é necessário agir com razão para administrar o processo de quarentena.

De acordo com o especialista, uma das estratégias é buscar fontes confiáveis de informações para não entrar em desespero com o bombardeio de notícias disparadas na internet.

“Precisamos ficar atentos aos noticiários, sim! No entanto, não podemos sermos tomado pela histéria. O vírus é uma realidade precisamos ficar bem informados com fontes confiáveis, mas nada de desespero, nesse momento mais do que nunca precisamos manter o controle emocional é necessário, e com certeza atravessaremos essa fase”, ressalta o profissional.

*Quarentena / Relações familiares*

No período de quarentena, onde as crianças estão em casa, Hilvan Santos afirma que “devemos pensar em como nós podemos facilitar a vida das mesmas para que elas criem uma rotina e ocupem esse horário com a atividade que, muito provavelmente, fariam na escola”, aponta o especialista.

Por fim, o especialista lembra que os idosos também precisam de uma atenção especial. “Eles devem ser solicitados e demandados, até aprender mais sobre recursos de tecnologia, como videoconferências”, orientou.

Hilvan Santos reitera que o período é de responsabilidade coletiva. “O isolamento tem um impacto emocional muito forte, como estresse e situação de tédio.

Por isso, é importante preencher com coisas que fato nos auxilie a passar esse momento. Precisamos ficar atentos também as relações familiares, para que todos nós possamos passar esse tempo com menos problemas possíveis e aproveitar o período para vivermos bem com os nossos entes queridos”, concluiu.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *