O Grupo Ebateca realizou um estudo e desenvolveu um novo conceito de ensino, o Learning by Dancing. Durante seminário que será realizado nos dias 28, 29 e 30 de janeiro, será lançado o novo conceito que consiste na educação como um processo de reconstrução e reorganização de experiências adquiridas que influenciarão experiências futuras. O tema será a Reinvenção do professor e das Metodologias de ensino.
Com base nas tecnologias de educação 4.0 e 5.0, o Learning by Dancing está ligado à revolução tecnológica que inclui linguagem computacional, Internet das coisas (IoT) e Inteligência Artificial. O conceito surgiu do termo “Learning by Doing”’, que, traduzido para o português, significa aprender fazendo mediante experimentações, vivências e projetos. Através da dança, a Ebateca vai trazer para o mundo da educação esse exclusivo e autoral conceito de ensino e aprendizagem, que permite ao aluno experimentar a dança como veículo de evolução para aprimorar os níveis de atenção, aprendizagem, percepção do espaço, musicalidade, criatividade e afetividade, o que possibilita uma troca que faz com que as relações da família sejam também fortalecidas através da dança.
A diretora do grupo Ebateca, Karyne Lacerda, idealizadora do conceito Learning by Dancing, explica a importância do aprendizado através da dança. “Em um mundo cada vez mais automatizado e cibernético, ter o desenvolvimento através da dança e da arte impulsionando a emoção e o sentimento são cada vez mais importantes. Pelo potencial que a dança tem para apoiar a aprendizagem interdisciplinar, ela pode impulsionar a criatividade, autoestima e realização dos alunos, aprimorando o desenvolvimento e garantindo as relações interpessoais, além de prover o autoconhecimento corporal para liberdade e amplitude psicomotora. Também há o desenvolvimento do senso crítico, colaborativo e da sensibilização cultural para a sustentação do indivíduo como cidadão do mundo”, enfatiza.
O Learning by Dancing busca incorporar as demandas dos alunos e o momento em eles despertam a própria expressão e experiência desenvolvendo um valor criativo. “A busca por invenções, reinvenções e ineditismo dos processos de vida da humanidade, só se dará com o potencial criativo. E é nesse estímulo que podemos inspirar e provocar a criatividade em nossos alunos”, afirma Karyne Lacerda.
Neste ano, as escolas do grupo Ebateca terão o conceito de Learning by Dancing implantado nas salas de aulas. “Traremos para nossas aulas abordagens contemporâneas, que, apoiadas por todo o lastro e experiência pioneira no ensino da dança clássica, vão fortalecer exponencialmente todos os resultados já alcançados pela Ebateca”, afirma Karyne Lacerda.
O evento vai transmitir esse novo fundamento aos professores da rede. Todos devem desenvolver ao longo das etapas e/ou modalidades praticadas na Ebateca, aprendizagens essenciais através do desenvolvimento de habilidades, competências e atitudes para o futuro, compreendendo a educação inclusiva, individualizada e diferenciada.
Também vão envolver o ensino de forma lúdica, colaborativa e integrativa, evidenciando as competências socioemocionais como um importante pilar do desenvolvimento na educação, além de capacitar o indivíduo para utilizar a tecnologia de forma saudável e produtiva, criando soluções relevantes para a comunidade, transformando realidades.