Pacientes oncológicos tendem a apresentar reações adversas que podem leva-los à desnutrição ou até mesmo ao sobrepeso. Ambas as situações comprometem a qualidade de vida do paciente durante o período em que atravessa essa fase e também oferece prejuízos ao avanço do tratamento. Entre os distúrbios mais comuns estão perda de apetite, náuseas, diarreia e xerostomia (boca seca).
A nutricionista Daiana Tavares explica que a quimioterapia e a radioterapia podem causar alterações metabólicas, prejudicando a ingestão alimentar e comprometendo o aporte nutricional, levando o paciente a um quadro de desnutrição. “Uma orientação nutricional é importante para auxiliar tanto na prevenção de vários distúrbios, como também tratar deficiências nutricionais, buscando oferecer a esse paciente uma melhor tolerância ao tratamento”, reforça a especialista.
Alguns pacientes, entretanto, apresentam quadro de sobrepeso, porém não se descarta também a chance de estarem com déficit nutricional. “Geralmente, estes casos estão associados à prevalência do tipo de câncer e com medicações utilizadas em conjunto com a quimioterapia, como os glicocorticoides e a terapia hormonal, que podem mascarar a desnutrição, devido a retenção hídrica, expansão de líquidos extracelular e ao aumento de massa gorda”, alerta Tavares.
Atuante no segmento de refeição hospitalar do Grupo LemosPassos, quarto maior produtor de refeições do país e que atende hospitais na Bahia, Goiás, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo, a nutricionista lista algumas orientações que são oferecidas às pessoas em tratamento oncológico.
- Incluir diariamente frutas, legumes e verduras na alimentação, pois são ricos em nutrientes, como fibras, vitaminas e minerais;
- Evitar alimentos gordurosos, açucarados, industrializados e bebidas alcoólicas;
- Limitar o consumo de carnes vermelhas, especialmente as processadas e ricas em gordura;
- Dar preferência a grãos integrais ricos em fibras;
- Aumentar o consumo proteico dando preferência a carnes magras e frango sem pele, peixe, ovos e queijo;
- É importante cozinhar os alimentos até ficarem bem macios e fáceis de mastigar e engolir.