Os pets passaram de apenas bichinhos de estimação para membros da família. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE de 2018 apontam que existem cerca de 140 milhões de pets no país. Com a mesma velocidade que aumenta o número da população dos animais, cresce a consciência dos cuidados necessários com eles. O abandono ainda é uma causa que preocupa aqueles que amam os animais, por isso, campanhas de adoção são sempre bem-vindas.
A rede GBarbosa vem demonstrando que atua em parceria com as necessidades sociais e realiza eventos de adoção em parceria com as ONGs União de Proteção Animal de Salvador (UPAS), Espalhe Amor e Associação Defensora dos Animais São Francisco de Assis (Adasfa). A última aconteceu este mês nas cidades de Aracaju, Lauro de Freitas e Salvador. Ao todo, foram adotados 21 animais entre filhotes e adultos.
“Tudo foi planejado para que alcançássemos este sucesso. Houve descontos especiais, divulgação da campanha em TVs, na internet, expositores nas lojas e ações de panfletagem nas ruas. Além das doações, também houve pintura com crianças. Criamos um espaço para toda a família e agradecemos a todos que nos prestigiaram”, diz Fernando Lins, gerente de Trade Marketing do GBarbosa.
Quem trabalha com cães e gatos abandonados, sabe a importância de ações como estas. “As feiras são oportunidades que os peludos precisam para ter uma nova vida. Desde os animais adultos, que já tiveram donos, aos filhotes que já conheceram o descaso. Esta é uma ação necessária, ao passo em que as pessoas mudam sua visão sobre animais sem raça definida. Empresas que viabilizam este processo ganham ainda mais espaço”, ressalta Lívia Oliveira, integrante da Adasfa, que atua a favor dos animais há 15 anos.
O mercado de pets é o que mais cresce em todo mundo. De acordo com o Instituto Pet Brasil, em 2017 o setor de produtos pet movimentou mais de R$ 25 bilhões. Os números só comprovam que eles são cada vez mais queridos e este é um segmento bastante rentável. “Este é um mercado que está em crescimento, tanto para a venda de rações como outros produtos, a exemplo de materiais de higiene, brinquedos, entre outros. Comparando a 2018, tivemos um aumento de 22% nas vendas”, afirma Fernando.