Uma das principais estratégias dos grandes empreendimentos do país para se comunicarem de forma assertiva com os clientes têm sido a constante captação de informações. Quanto maior o banco de dados, mais chances de trazer os clientes para os corredores dos shopping centers e manter as vendas aquecidas.
“Estamos na era dos dados. Em espaços com alta concentração de pessoas, o Wi-Fi Inteligente cumpre a tarefa de captação perfeitamente, sistematizando tudo, de acordo com a necessidade de cada empreendimento. Esse serviço se tornou obrigatório para qualquer empresa que deseja manter e atrair novos clientes para seus estabelecimentos”. É com esta afirmação que o presidente da Linktel, Jonas Trunk, operadora brasileira que oferta soluções em telecomunicações, explica o sucesso da companhia, que atualmente tem em sua carteira de clientes de 82 shopping centers.
Atuando em 23 estados, a empresa registrou um crescimento de 200% no primeiro trimestre de 2019, principalmente por parte dos grandes empreendimentos, como os shopping centers. “Nosso objetivo até o final do ano é expandir ainda mais nossa atuação e chegarmos a todos os estados do país”, estima o executivo.
O Wi-Fi Inteligente tem alta capacidade de armazenamento de informações. Se em um horário de pico, entre 12h e 14h, circularem 800 mil pessoas no local, é possível armazenar informações sobre todas elas. Em um mês, um único empreendimento poderá ter um banco de dados centenas de informações sobre os seus clientes, ou seja, um verdadeiro raio-X das preferências das milhares de pessoas que por ali passaram.
Por meio do Wi-Fi é possível oferecer cupons promocionais para cadastros feitos pela primeira vez. Assim, além de aumentar a base de dados, é possível cultivar o relacionamento. Outro ponto interessante é que com os check-ins no Facebook, a fanpage corporativa é movimentada na rede social.
Com o sistema, é possível ainda captar e armazenar dados de cadastros para serem utilizados pelo time de Marketing da empresa. Outra vantagem é a integração de cadastros, o que possibilita o monitoramento da frequência e o ticket médio de cada cliente, descobrindo informações como o gosto e o que costuma comprar.
O poderoso Wi-Fi ainda fornece dados para a criação de campanhas de incentivo personalizadas de acordo com o perfil de gastos dos clientes, já que para a permissão do acesso, a ferramenta possui campos personalizáveis, como sexo, faixa etária e endereço.
O papel do Wi-Fi não termina por aí. Os empreendimentos podem aumentar a exposição da marca direcionando os usuários para as redes sociais do próprio negócio, enviando SMS, criando listas de transmissão no WhatsApp ou mesmo personalizando a rota de acesso. Tudo para valorizar a exposição da marca ao usuário.
Depois de armazenar e segmentar os e-mails, é possível ainda criar campanhas personalizadas, como e-mail marketing, informando sobre o lançamento de novos produtos ou mesmo uma promoção pontual exclusiva.
Uma verdadeira enxurrada de informações para estimular as vendas. Com o acesso do Wi-Fi, o cliente pode receber novidades e descontos, visualizar banners e até campanhas de comunicação. Tudo para fidelizar os clientes e estimular o retorno ao estabelecimento. O Wi-Fi Marketing também permite automatizar atividades de contato junto à base de dados, com envio programado de cartões de aniversário e mensagens especiais.
As vantagens não param por aí. É possível ainda fidelizar clientes configurando pesquisas para entender melhor preferências e hábitos de consumo dos visitantes.
“Transmitir confiança para o usuário é fundamental para estimular o uso do serviço de Wi-Fi. Por isso, criamos um ambiente online para que os empreendimentos possam personalizar os campos de cadastro, telas de acesso, e-mails e comunicações. Personalizar a identidade visual é essencial para que o cliente reconheça que se trata de um serviço oferecido pelo local no qual está visitando”,explica Jonas Trunk, presidente da Linktel.