Mais da metade da população brasileira é formada por negros e pardos, cerca de 205 milhões de pessoas, de acordo com o IBGE, e empresas têm investido em políticas de diversidade e inclusão no ambiente corporativo. A Cencosud Brasil, quarta maior supermercadista do país,realiza ações que estimulam o respeito à diversidade com os públicos interno e externo, além de adotar Código de Ética com diretrizes de comportamento que orientam os colaboradores a adotarem os princípios e valores da organização emsua conduta profissional.
Atualmente, negros e pardos representam 66,2% da Cencosud Brasil, sendo que mais de 45% ocupam cargos de liderança. No Nordeste, nas redes GBarbosa, Perini e Mercantil Rodrigues, e nos centros de distribuição e escritórios, esse número sobe para 69,5%. Entre as ações de promoção de diversidade e inclusão, há comitês dedicados a discutir os temas com participantes de todos os países onde o grupo está presente, além de divulgar vídeos e-learning e peças de comunicação internas para ajudar na conscientização.
A simpatia e os volumosos dreadlocks são características da assistente social Cristina Soares, 37 anos. Ela chegou a usar tranças, mas foi com o penteado estilo rastafari que se identificou. “Uso meu cabelo assim não só por uma questão de estética, mas de resistência e identidade”, afirma. Com 10 anos de empresa, Cristina começou como operadora de caixa e hoje é analista de Recursos Humanos na loja Mercantil Rodrigues da Calçada. “Aqui, somos avaliados pelo nosso potencial, interesse e motivação, independe da cor da pele”, conclui.
A gerente de Marketing da Perini, Aline Oliveira, que está há 20 anos na rede, há três anos decidiu assumir os cachos e mudou seu estilo. “Decidi ser uma negra com cachos e isso contribuiu para valorizar minha identidade”, conta. A analista fiscal tributária no Mercantil Rodrigues, Cíntia Pereira, 32, também se orgulha de ser quem é. Assumiu o cabeloblack power, usa faixas e turbantes no trabalho. “Meu cabelo reflete um processo de aceitação e sou muito feliz em trabalhar em uma empresa que me aceita do jeito que sou”, comenta.
A Cencosud promove uma cultura aberta, encorajando as pessoas a serem elas mesmas. Reflexo disso está nosresultados de pesquisas de clima, que registraram o GBarbosa e a Perini entre as melhores empresas para trabalhar em rankings regionais e do varejo nacional.