Dicas para uma ceia de Natal saudável, nutritiva e saborosa

Com a chegada do fim do ano não é só o corre-corre que pode aumentar. É comum, também, que o ponteiro da balança suba. Em meio a confraternizações com amigos, colegas de trabalho e família, dá trabalho resistir a tanta tentação. Certo? Depende. É possível aproveitar sem ficar na vontade. Para que essa equação feche, é bom não faltar um ingrediente importante nas ceias e festas de fim de ano: equilíbrio.

A nutricionista do Fleury Medicina e Saúde, do Grupo Fleury, marca detentora da soteropolitana Diagnoson a+, Ana Paula Gonçalves da Silva, concorda e destaca que é importante respeitar os sinais de fome e saciedade que o nosso corpo emite. Para isso, recomenda: não permanecer longos períodos em jejum, esperando a ceia; comer devagar para perceber melhor o sabor dos alimentos e saciar-se de forma adequada e não tentar compensar ou se iludir com dietas de desintoxicação no dia seguinte.

Ela também dá dicas preciosas para deixar os pratos menos calóricos, balanceando saúde e prazer. Afinal, ceias de Natal e Ano Novo acontecem só uma vez ao ano!

Confira:

– O panettone é um pão típico das festas natalinas. Além das já tradicionais frutas secas, é comum encontrar recheios como doce de leite e brigadeiro. Seja como for, coma com moderação: uma fatia pequena pode substituir o pão no café da manhã ou algumas torradas no lanche da tarde;

– A castanha portuguesa, quando comparada com outras castanhas (noz, amêndoa, avelã, caju, pistache), tem uma quantidade menor de gorduras e é uma boa fonte de carboidratos;

-Use damascos e frutas secas. Ricas em fibras, proporcionam uma maior sensação de saciedade;

– Frutas em calda têm mais açúcar, mas são bem-vindas se consumidas com moderação;

– Picles (cenoura, pepino, nabo, entre outros) são ricos em fibras e devem ser consumidos com cautela, pois têm muito sódio;

– Na hora do consumo de carnes, lembre-se de retirar a gordura aparente, como a pele das aves. O lombo e o peixe têm menos gordura, mas não se prive de comer uma preparação típica.

– Tente deixar os refrigerantes de lado e optar por sucos naturais e águas aromatizadas;

– O vinho pode ser consumido. A dose recomendada para adultos saudáveis é de 1 taça (150 ml) para mulheres e 2 taças (300 ml) para homens. Se beber, não dirija!

Por fim, Ana Paula conclui: “para que você tenha um período de festas ‘saudável’, respeite os sinais do seu corpo, valorize e aprecie as receitas de família, os aromas e os encontros”.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *