Os animais de estimação ganharam o status de integrantes da família, e sua inserção nas viagens de férias e programação de lazer é uma realidade cada vez mais presente. Consequentemente, a aceitação do mascote tornou-se um fator de grande relevância na decisão dos locais a serem frequentados por seus tutores. Há quem deixe de viajar ou frequentar alguns locais, porque o seu bichinho não é aceito.
Os tais locais conhecidos como “Pet Friendly” (que aceitam animais) tornaram-se os queridinhos do público. Pensando nisso, estabelecimentos tiveram que se adaptar a essa nova realidade. E essa é uma tendência mundial que vem conquistando a adesão de hotéis, bares, restaurantes, shoppings, lojas e até salões de beleza, que têm utilizado a aceitação de animais como estratégia de diferenciação no mercado.
O resultado de tudo isso é que, além de atrair clientes fiéis, após se tornarem pet friendly, os estabelecimentos constataram um aumento de cerca de 15% até 40% no faturamento.
Sim, os números são significativos, afinal, o Brasil hoje tem a segunda maior população mundial de animas de estimação. São cerca de 52,2 milhões de cães e 22,1 milhões de gatos estão espalhados por todo o país. Nós temos mais pets do que crianças nos lares brasileiros, segundo o IBGE.
E, com o crescimento da demanda, surgiu a necessidade de estar bem preparado para receber este público. Não só porque, sendo bem atendidos, tornam-se fiéis e multiplicadores, mas também porque sabemos que ser pet fiendly não é atender exclusivamente clientes com mascotes. O estabelecimento precisar estar apto a lidar tanto com o frequentador animal quanto com seus clientes que não possuem pets, atendendo de forma eficaz e equilibrada a todos os públicos.
Mas, ao contrário do que se pensa, não é necessário nenhum investimento significativo ou mesmo alterações na estrutura do estabelecimento. Simples adaptações dos seus serviços, a qualificação da sua equipe e boas ideias de melhor aproveitamento de espaços, podem resultar em poderosas e eficazes ações para atender com excelência o público pet e ganhar cada vez mais preferência no mercado.
É sobre isso que a Larissa Rios, turismóloga, especialista em hospitalidade animal e fundadora da Turismo 4 Patas, empresa pioneira no mercado pet friendly brasileiro, irá falar em sua palestra programada para acontecer durante o “1º MEETING PET FRIENDLY” de Salvador.
Há 11 anos no mercado, a Turismo 4 Patas mantém um portal que divulga locais que aceitam animais em todo o país e oferece conteúdos essenciais com informações sobre o planejamento de viagens onde o conforto e a segurança do “viajante 4 patas” são imprescindíveis. “Sabemos que, a exemplo de muitos outros países, é possível fomentarmos uma cultura pet friendly no Brasil. O que falta é o acesso a informações que possam preparar os estabelecimentos e seus responsáveis para receber esse público adequadamente e, desta forma, termos uma convivência social equilibrada dentre todos os frequentadores”, afirma Larissa que, além de ministrar palestras e cursos sobre o tema, também presta consultoria, treinamentos e certifica os estabelecimentos pet friendly através do SELO TURISMO 4 PATAS.
O “1º MEETING PET FRIENDLY” de Salvador acontecerá no próximo dia 15 de Dezembro, das 09 hs às 12hs, na AUAU CRECHE CANINA (Av. Manoel Dias da Silva, 273) e a participação acontece mediante inscrição que deverá ser realizada, antecipadamente, através dos contatos da Turismo 4 Patas.
SERVIÇO:
1º MEETING PET FRIENDLY
Data: 15 de dezembro de 2018
Horário: das 09hs às 12hs
Local: AUAU CRECHE CANINA (Av. Manoel Dias da Silva, 273 – Amaralina)
Inscrições: R$ 177,00 por pessoa (participação no Meeting, palestra e inserção do estabelecimento no site e canais de divulgação da Turismo 4 Patas pelo período de 1 ano)
Informações: contato@turismo4patas.com.br ou (11) 99309-7880