ATeliê voadOR lança livro “Dramaturgias Voadoras” dia 19 de setembro

A ATeliê voadOR Companhia de Teatro celebra 15 anos com o lançamento do livro “Dramaturgias Voadoras”, no dia 19 de setembro, a partir das 21h. Idealizado pelo diretor da Companhia, Djalma Thürler, o livro bilíngue – português e espanhol – é uma contribuição à preservação da memória do teatro feito na Bahia e no Brasil.

A publicação percorre os 15 anos de trabalho da Companhia, radicada na Bahia desde 2009, e ajuda a contar a história de um dos mais instigantes e consistentes grupos teatrais brasileiros. O leitor poderá conhecer os textos das peças “O diário de Genet”, Três cigarros & a última lasanha” e “O outro lado de todas as coisas”.

Além das dramaturgias dos espetáculos, o livro traz dois ensaios. O primeiro, de Djalma Thürler e Duda Woyda, fala das bases teóricas, políticas e epistemológicas da ATeliê voadOR e, também, de sua chegada na Bahia em 2009; o segundo, é a versão final da pesquisa de pós-doutorado do professor Paulo César Garcia, da UNEB, sobre o trabalho da Companhia, em especial, os aspetos ligados a gênero e sexualidade em “O diário de Genet”, a peça mais longeva da Companhia.

Para Thürler, um livro sobre uma companhia de teatro ajuda a construir a memória do teatro contemporâneo e fortalece o aparecimento de novos coletivos. “É preciso sempre falar sobre as Companhias que permanecem ativas e com repertório coerente. Em tempos de crise moral, falta de dinheiro e censura, fazer 15 anos é, de fato, razão para comemorar”.

Estreia

Com encenação de Djalma Thürler, o novo espetáculo Que os outros sejam o normal é um olhar crítico ao mundo contemporâneo, suas mazelas e sua desordem aparente. A montagem fica em cartaz de dia 19 a 23 de setembro, de quarta a sábado (22), às 20h, e domingo (23), 19h.

Serviço

O quê: Lançamento do livro “Dramaturgias Voadoras” | Edição: Editora Devires

Quando: quarta-feira, 19 de setembro

Onde: Teatro Vila Velha

Horário: 21h

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *