A 7ª Parada do Orgulho LGBTQ+ do Subúrbio, que tem como tema “Minha Religião é minha Fé”, fará neste ano uma homenagem ao povo de santo e às lutas contra a intolerância religiosa. O evento será realizado no dia 2 de setembro, às 15h, da praça João Martins, em Paripe, com destino à praça da Revolução, em Periperi.
Como já é tradição, a escolha de um príncipe para reinar durante o percurso, as idealizadoras da Parada, Rosy Silva e Alexsandra Leitte, convidaram Genilson Coutinho, ativista LGBTQ+ e editor-chefe do site Dois Terços, veículo de notícias LGBTQ+ da Bahia, para ser o homenageado nesta edição.
A escolha dos nomes para as homenagens a cada edição têm como foco os trabalhos desenvolvidos por homens e mulheres que lutam contra a homofobia e em prol dos direitos humanos.
Para Coutinho, este convite é uma honra e motivo de orgulho de fazer parte da história de duas mulheres guerreiras como Rosy e Alexsandra, que ao longo dos anos tem quebrado a barreira do preconceito no Subúrbio e construído novos olhares, além de trazer a visibilidade para esse pedaço lindo da nossa cidade que ainda é muito esquecido por muitos.
“Estou muito honrado com essa homenagem e o mais importante é estar em um lugar onde cada vez mais tem sido palco para novas oportunidades para os debates tão importantes para nossa juventude e construção da cidadania. Essa caminhada além de ser um instrumento de visibilidade é também um ato de resistência de duas mulheres que construíram uma história meio a tantas adversidades. E este será um momento de celebração para dizermos não a LGBTfobia, à intolerância religiosa e nos atentarmos para o futuro do nosso país neste ano eleitoral”, pontua Genilson.