O Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, comemorado dia 28 de abril será celebrado este ano pelo Terminal de Contêineres do Porto de Salvador com uma importante conquista. O terminal, administrado pelo Grupo Wilson Sons, completou, no primeiro bimestre deste ano, dois milhões de homens-horas trabalhadas sem acidentes com afastamento, o correspondente a 16 meses ou 490 dias de trabalho de toda a equipe. O resultado é consequência da implantação do programa WS+, que tem como objetivo a mudança cultural dos colaboradores com foco na segurança.
A marca habilitou o terminal a receber o Prêmio WS+, criado pelo Grupo Wilson Sons para reconhecer a excelência na gestão de segurança de seus negócios. “Ganhar esse prêmio demonstra a nossa evolução. A segurança é um valor para todos que trabalham no terminal. Essa é uma conquista das nossas equipes, que estão comprometidas, conscientes e vigilantes”, comemora o diretor-executivo do Tecon Salvador e da Wilson Sons Logística, Demir Lourenço.
O Programa WS+ começou a ser implantado no Tecon Salvador em 2013. Em quatro anos, a iniciativa reduziu a taxa de frequência de 2,83 acidentes a cada um milhão de homens-horas trabalhadas para 1,27 e, em 2017, atingiu o índice 0,00, mantido até o momento. Atualmente, 803 pessoas trabalham no terminal.
“O sucesso do programa foi mudar a percepção dos colaboradores, com transformações comportamentais em relação ao aumento da disciplina operacional e à aplicação de melhores tecnologias de proteção coletiva. Podemos dizer que hoje segurança é um valor compartilhado por todos e entendido como estratégico pelas lideranças”, conta o gerente de SMS do Tecon Salvador, Fransival Costa.
No Grupo Wilson Sons, o WS+ foi implantado em 2011 em parceria com a Du Pont, empresa que acompanha e certifica o grupo anualmente. O piloto foi realizado na Wilson Sons Estaleiros, no Guarujá (SP) e, em seguida, reproduzido nas demais empresas do Grupo. O propósito da iniciativa é criar uma cultura de segurança com base no reconhecimento das responsabilidades de cada colaborador, disciplina no cumprimento das regras, conceito de dono, engajamento das lideranças e administração dos desvios.
O Tecon Salvador se junta a outros negócios do Grupo que já alcançaram a marca de dois milhões de homens-horas sem acidentes e conquistaram o prêmio. Entre eles estão: Tecon Rio Grande, Brasco, Wilson Sons Estaleiros, Wilson Sons Rebocadores, Wilson Sons Logística, Wilson Sons Ultratug Offshore e Wilson Sons Agência.