Muito forró pé-de-serra, o tradicional jogral e o cinema brasileiro vão marcar as homenagens às mulheres do Cangaço neste sábado (28), a partir das 19h, no restaurante Cantina da Lua Vila Caramuru, no bairro Rio Vermelho. Trata-se do projeto artístico-cultural “O primeiro grande xote – As mulheres no Cangaço”, organizado pelo grupo Amigos do Rio Vermelho, em parceria com a Associação dos Moradores e Amigos do Rio Vermelho (AMARV). O evento tem por objetivo destacar, de forma lúdica, como a atuação da mulher no Cangaço se reflete atualmente na busca pela independência e direitos inerentes ao gênero feminino dentro da sociedade.
A programação da noite inclui exibição do documentário “A mulher no Cangaço” (1976) e bate-papo com o seu autor, o cineasta Hermano Penna, e com José Luiz Penna, compositor da música “Xote do amor”, que faz parte da trilha sonora do filme. O músico Dall Lima promete embalar a noite, em uma apresentação dançante repleta de clássicos do autêntico forró pé-de-serra. Na ocasião, ex-alunos do Colégio Estadual Manoel Devoto também vão apresentar o tradicional jogral, com muita poesia e cantigas.
Os ingressos serão vendidos no local a R$ 30. Mais informações pelo telefone (71) 992673114.
Sobre Hermano Penna
Diretor e roteirista premiado, Hermano Penna nasceu no Crato- Ceará, em 1945, mas passou a juventude na Bahia. Em meados dos anos 60 mudou-se para Brasília e, em seguida, para São Paulo, onde começou a trabalhar como assistente de direção em O profeta da fome (1969), de Maurice Capovilla, e como assistente de câmera, em Gamal, o delírio do sexo (1970), de João Batista de Andrade. Entre a metade dos anos 70 e o início dos 80, dirigiu documentários para o programa de televisão Globo Repórter, como A mulher no cangaço (1976) e África, mundo novo (1977). Com seu primeiro longa-metragem, Sargento Getúlio (1983), foi premiado como melhor diretor no Festival de Locarno, Suiça, e melhor filme em Gramado. Desde então, realizou outros cinco longas e um total de 12 documentários.
Sobre José Luiz Penna
Nascido em Natal-Rio Grande do Norte, em 1945, viveu toda a sua juventude no bairro do Rio Vermelho – Salvador-Ba. José Luiz Penna compôs canções que marcaram uma inteira geração. Entre as mais famosas estão a parceria com Belchior, em “Comentários a respeito de John”, “Um gosto de muito mais”, composta com Tiago Araripe e interpretada por Amelinha, e “Pra apagar e acender”, gravada por Jessé. É de José Luiz Penna a trilha sonora de todos os filmes de Hermano Penna, inclusive do premiado Sargento Getúlio. Como ator, ele atuou na montagem brasileira do clássico Hair entre 1969 e 1971.
SERVIÇO:
O quê? Projeto artístico-cultural “O primeiro grande xote – As mulheres no Cangaço”
Quando? Sábado, 28 de abril, às 19h
Onde? Restaurante Cantina da Lua – Vila Caramuru, Rio Vermelho
Quanto? R$ 30, à venda no Balcão de Vendas no Restaurante Cantina da Lua todos os dias, a partir das 14h
Mais informações: (71) 992673114