O Salvador Shopping está colhendo mais um fruto do compromisso socioambiental que acompanha sua trajetória desde a fundação. O equipamento do Grupo JCPM acaba de dar vida ao seu Terraço Verde, projeto de 1.500 m2 que conta com a produção de fertilizante livre de produtos químicos, a partir de resíduos orgânicos recolhidos da praça de alimentação do próprio shopping. A tecnologia conhecida como biotimização é inédita na região Nordeste neste segmento e reitera o pioneirismo do empreendimento, que aplica o recurso ao cultivo sustentável de hortaliças.
O processo de produção, que cumpre um ciclo completo até levar as hortaliças colhidas de volta às cozinhas dos restaurantes parceiros, será apresentado durante a inauguração oficial marcada para as 16h30 do dia 22 de março, quando se comemora o Dia Mundial da Água. A data não foi escolhida por acaso. Um dos pontos de destaque da iniciativa é justamente o consumo consciente da água utilizada na rega das mudas, que é 100% proveniente de reaproveitamento da chuva.
Durante o evento, os convidados serão apresentados ao Terraço Verde pelo Coordenador de Desenvolvimento Socioambiental do Grupo JCPM, que destaca o principal objetivo do projeto. “Nossa intenção é minimizar o impacto que causamos ao meio ambiente, diminuindo o volume de material enviado para os aterros sanitários. O trabalho ainda está na etapa inicial, mas estamos entusiasmados em dar o primeiro passo”, afirma, avisando que, em breve, o espaço poderá receber a visitação do público.
“A iniciativa é fundamental porque nos possibilita dar um destino mais adequado aos resíduos produzidos dentro do próprio empreendimento e cria um ciclo positivo que se retroalimenta. É mais uma ação alinhada com o pioneirismo e a responsabilidade ambiental, que sempre estiveram no nosso DNA”, reforça Henrique Medeiros, superintendente do Salvador Shopping, lembrando que a combinação entre inovação e sustentabilidade já rendeu ao centro de compras três premiações do International Council of Shopping Centers (ICSC).
CICLO SUSTENTÁVEL – Na fase inicial, cinco toneladas de material orgânico vindo de 20 restaurantes são beneficiadas mensalmente na UCTR (Unidade Central de Tratamento de Resíduos). É durante esse processo que se recorre à biotimização, tecnologia que permite a produção de adubo livre de aditivos químicos, a partir do uso de algas e enzimas. Operado pela Viva a Vida Serviço Ambientais, o Terraço Verde do Salvador Shopping já registra a produção mensal de 4.200 quilos de adubo, utilizados em 500 células de plantio com 2 mil mudas, garantindo a compensação de 84 toneladas de carbono. A estrutura tem capacidade para dobrar esses índices.
A lista de hortaliças já em fase de produção inclui itens como coentro, açafrão, rúcula, alface, couve, cebolinha, capim-santo e alho poró, todos livres de agrotóxico. São ingredientes que os restaurantes parceiros costumam utilizar em suas receitas e terão a oportunidade de adquirir a preços especiais. Além do baixo custo, os lojistas contam com a possibilidade de acompanhar a produção e colocam em prática o conceito “zero quilômetro”, que defende a menor distância possível entre o local de produção e o de consumo dos alimentos, diminuindo o tempo de deslocamento e o impacto ambiental do uso de combustível no transporte.