3ª edição do Origem Week movimenta cena gastronômica na Bahia

Evento receberá chefs nacionais e internacionais, palestrantes e expositores entre os dias 14 e 17 de março no Centro de Convenções Salvador

Salvador, terra da diversidade, influências e saberes culinários sedia, de 14 a 17 de março, a terceira edição do Origem Week Bahia, no Centro de Convenções, no bairro da Boca do Rio. O evento retorna à capital baiana com a proposta de imersão nas tradições e riquezas da alimentação regional, com a valorização dos produtos e produtores do estado, apresentações culturais, artesanato, palestras, oportunidades de negócio e showcooking com chefs nacionais e internacionais, como o belga Laurent Rezette e a argentina Mariana Corbetta.

O festival, que se firmou como uma das maiores feiras gastronômicas da Bahia, traz nesta edição mais de 300 marcas de produtos – do gourmet ao artesanal –, como queijos, vinhos, chocolates, doces, cafés e charutos. Essa variedade de sabores será representada por 200 expositores, que disponibilizarão suas mercadorias nos stands para vendas e degustação. Dentro da feira gastronômica acontece ainda a 35ª edição do Chocolat Festival.

“O Origem Week chega a sua terceira edição com ainda mais marcas e produtos baianos, mais conteúdos e com a perspectiva de grandes negócios. O objetivo é levar para Salvador o melhor da Bahia, especialmente para o micro e pequeno empreendedor que não tem tantas oportunidades”, disse Marco Lessa, idealizador do evento e CEO do Grupo M21.

O evento prioriza fomentar a agricultura familiar, que é responsável por produzir 70% dos alimentos consumidos pelos baianos, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Os produtores rurais estarão imersos numa troca de conhecimento constante com a sociedade civil e representantes do poder público e privado, divulgando as melhores práticas para a entrega de produtos cada vez mais sustentáveis e rentáveis, promovendo as comunidades que dependem diretamente dessas atividades.

O Origem Week Bahia estima receber cerca de 20 mil visitantes durante os quatro dias, gerando uma receita de R$ 5 milhões em negócios. A entrada é gratuita, mediante a entrega de 1kg de alimento não perecível, que será doado para a campanha Bahia Sem Fome. O evento é uma realização da MVU Empreendimentos/Grupo M21, em parceria com o Governo da Bahia através da SETUR, SDE, SDR, SEMA, SETRE, SEAGRI e Bahiater.

CHOCOLAT FESTIVAL
O Origem Week recebe o maior festival de chocolate da América Latina, o Chocolat Festival, que está em sua 35ª edição reunindo toda a cadeia produtiva, do cacau ao chocolate e derivados. A programação contará com showcooking, degustação, palestras e experiência sensorial.

SHOWCOOKING
Elevando a experiência e aguçando os sentidos dos participantes, o evento traz a dinâmica da cozinha ao vivo com o showcooking (aula + degustação) com grandes chefs nacionais e internacionais. Os profissionais vão preparar pratos autorais e compartilhar suas técnicas e vivências na grade do Origem Week e Chocolat Festival.

Entre as atrações confirmadas estão a chef angolana radicada na Bahia, Dona Dolores, que vai preparar uma receita valorizando a origem da gastronomia baiana e suas raízes. Outro destaque é a chef baiana Solange Borges, que vai homenagear a influência africana em sua cozinha utilizando plantas alimentícias não convencionais (PANCs).

Já na programação do Chocolat Festival, o renomado chef belga Laurent Rezette e a chef argentina Mariana Corbetta vão dar um show no preparo de receitas doces ao lado de Francisco Sant’Anna, que vai ensinar a fazer um Sorvete de Chocolate com Cocada; chef Marcus Amaral com o tradicional Acarajé da Bahia; a chef Elibia Portela com o Pão Delícia com Ganache de Limão Siciliano. O público ainda poderá apreciar os pratos dos chefs Thiago Sá, Dani Façanha, Cida Pescadora e Raimundo Mendes.

Para a criançada terá o espaço Kids Cooking, com aulas para os pequenos aspirantes à cozinha com técnicas simples e divertidas de como preparar receitas deliciosas. As aulas serão comandadas pela chef Tia Pri.

PALESTRAS
Entre os palestrantes confirmados para a terceira edição do Origem Week, destaque para:

Uerisleda Alencar Moreira – Doutoranda em Difusão do Conhecimento (UNEB/UFBA/IFBA). Docente no Centro Universitário Estácio da Bahia, Gastrônoma com experiência na área de História da Alimentação, Panificação e confeitaria brasileira e Plantas Alimentícias Não-Convencionais.

George Melo Barreto – Administrador, Pós-graduado em Marketing , Mestre em Gestão de Negócios – UFBA e Especialista em Estratégia de Marketing do Consumidor-EUA.

Achille Bianchi – A Indicação Geográfica (IG) como reconhecimento de valor e qualidade na União Europeia, ele é advogado internacional especializado em Propriedade Intelectual, Indicação Geográfica e Marcas Coletivas

Drª Maria Eduarda Araújo – advogada, especialista em direito empresarial, integrante das comissões de Fashion Law, Direito empresarial e Direito digital

ARTESANATO
Visando protagonizar toda a cadeia produtiva do estado, a feira abrigará também o artesanato local, com rendas, bordados e peças em cerâmica e madeira.

NEGÓCIOS
O evento abre espaço para o empreendedorismo e investimento com rodadas de negócios, fóruns de discussão, entre outras atividades comerciais, estimulando, assim, a parceria e aproximação entre empresários e pequenos produtores e facilitando a negociação entre empresas (B2B) e empresa e consumidor final (B2C).

SERVIÇO
3ª edição do Origem Week Bahia
Quando: 14 a 17 de março
Horário: 14h às 22h
Onde: Centro de Convenções Salvador
Endereço: Av. Octávio Mangabeira, 5490 – Boca do Rio, Salvador – BA
Entrada: 1kg de alimento não perecível
Saiba mais: https://www.instagram.com/origemweek?igsh=MXRscDZvYTk1anlodA==

SOBRE O ORIGEM WEEK

Presente em quatro estados (Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Goiás) e no Distrito Federal, o Origem Week é uma feira de negócios que reúne o setor produtivo local, visando melhorar a competitividade e promover comercialmente produtos vinculados às condições e características da sua região. Com práticas sustentáveis, o evento fortalece o capital econômico e social dos estados por onde passa, evidenciando a sua diversidade gastronômica e cultural. Em sua terceira edição na Bahia, o evento contabiliza pelo Brasil mais de 30 mil visitantes, mais de 250 marcas de produtos originais lançadas, mais de 200 expositores e uma movimentação que passa dos R$ 4 milhões em negócios.