Documentário “MENSAGENS DA TERRA” traz reflexão sobre as relações humanas e a exploração do planeta terra

Dirigido pela indígena Maria Pankararu e Sebastian Gerlic,o documentário apresenta a forma de viver e pensar dos indígenas; incitando o público a rever seus valores e suas ações

“MENSAGENS DA TERRA” é um documentário que apresenta ao grande público os sentimentos, opiniões e visões de quatro indígenas – Mayá Pataxó Hãhãhãe, Atiã Pankararu, Nhenety Kariri-Xocó e Jaguará Tupinambá – que refletem sobre a realidade local e global e provocam o público a repensar o que se entende hoje por “CIVILIZAÇÃO”, e para onde tem ido essa dita civilização. O lançamento será no dia 08 de abril, quarta-feira, às 16h no canal “MENSAGENS DA TERRA” no YouTube, seguida de uma live com alguns protagonistas do projeto para debater a temática do filme. Em parceria com a ONG Thydêwá serão realizados “DIÁLOGOS DIGITAIS” para os indígenas e equipe dialogarem com o público. Contando com diferentes ferramentas digitais serão programadas as lives, com jovens, pesquisadores, artistas articulando como o vídeo e o público vão refletir sobre a realidade global atual, e sobre o sistema de vida tradicional indígena chamado “Mãe Terra” que é a contramão do sistema capitalista, onde as ações digitais visam promover o diálogo intercultural amplo e profundo.

A primeira RODA DIGITAL será às 17 h, que acontecerá só entre indígenas. Para os interessados em dialogar em outras RODAS haverá um formulário disponível no site da Thydêwá, o projeto oferece 20 RODAS que devem ocorrer durante o mês de abril, para 15 pessoas cada uma, e com duração de 45 minutos, tendo como o único requisito assistir o filme primeiro, baixar o aplicativo ZOOM e preencher um formulário.

O vídeo documentário “MENSAGENS DA TERRA” é fruto de um projeto proposto pela indígena Maria Pankararu, primeira pessoa indígena brasileira a finalizar um doutorado, Maria é linguista, formada pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), pesquisadora em educação intercultural, nos últimos anos tem atuado como colaboradora da ONG Thydêwá e participado de uma pesquisa internacional sobre o “Bem Viver” – as formas de vida propostas pelos povos indígenas sobre a coordenação da Dra. Thea Pitman da Universidade de Leeds (Reino Unido).O documentário apresenta a forma de viver e pensar de quatro indígenas brasileiros, de quatro etnias: Pataxó Hãhãhãe, Tupinambá, Kariri-Xocó e Pankararu; convidando o público a rever seus valores e suas ações. Algumas questões que são explanadas no documentário são: Que é “civilização”?Quem são os “bárbaros” da história? É possível superar as crises? Existe outro paradigma de vida? O vídeo traz reflexões e esperanças.

O documentário que tem 14 minutos foi produzido nos meses de fevereiro a março de 2020 e para realizá-lo, Maria convidou para compor sua equipe: Sebastian Gerlic (Co-direção e Câmera); Ângelo Rosário(Direção de Fotografia); Helder Câmara Jr. (Edição e a Arte Digital); Luis Gonzaga dos Santos (Produção Executiva) e Tito Vinicius (Trilha Sonora).

O projeto inicial previa encontros presenciais para o lançamento da peça, mas no contexto atual do coronavírus as ações de divulgação foram redesenhadas para o mundo digital. O filme propõe ações de diálogo entre jovens e adultos de instituições de ensino formais e informais, brasileiras e internacionais, os realizadores e os indígenas.

O filme “MENSAGENS DA TERRA” foi viabilizado por meio do Edital Setorial de Audiovisual2019, com apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural do Estado da Bahia e Secretaria de Cultura da Bahia.

O que é ser Bárbaro?
No Brasil é comum ouvir uma pessoa chamando outra de “bárbara” conotando que a outra pessoa é inferior, é bruta, cruel, belicosa ou insensível. É comum que apelidem depreciativamente os indígenas como “bárbaros” conotando que seriam “não civilizados” ou perigosos. Este documentário convida a pensarmos quem é a CIVILIZAÇÃO e quem seriam os “bárbaros” frente à crise civilizatória global. O filme procura mostrar, nas palavras e nos gestos dos indígenas, o que eles entendem da civilização global, sobre o mundo moderno, ao mesmo tempo, quer dar espaço para que tragam seus exemplos de Bem-viver e provocar todos a refletir.
Outras questões que o documentário apresenta são: Será que homem nasceu para ser um ser individual ou coletivo?Será que o mundo precisa de competitividade ou de solidariedade? Será que o mundo vive uma escassez e só sobreviverão uns poucos? Será que o mundo poderia ser de abundância para todos? A água pode ser uma mercadoria? A terra é dos homens ou os homens são da terra?

SERVIÇO
O que? Lançamento do documentário “MENSAGENS DA TERRA”
Onde? YouTube
Quando? 08 de abril – Lançamento do documentário
Horas? 16h
Site www.youtube.com/mensagensdaterra
Link do formulário – http://www.thydewa.org/mensagens-da-terra-inscricao/
Fotos de divulgação – https://drive.google.com/drive/folders/1RbE_p-MIp6iJF4U6HunPaLVGZHNmr6WA

FICHA TÉCNICA – Este filme é resultado de um trabalho coletivo e colaborativo.
Maria Pankararu – Direção e Pesquisa (https://skasd.net/pt-br/)
Sebastian Gerlic – Direção e Câmera
Ângelo Rosário – Direção de Fotografia, Câmera e Montagem
Helder Câmara Jr. – Som Direto, Edição e Colorização
Tito Vinícius – Arte Sonora em Pós Produção
Luis Gonzaga dos Santos – Produção Executiva
Margareth Teixeira – Produção
Luis Eduardo da Conceição – Edição
Duração: 13 minutos e 45 segundos
Colorido em janela 32 x 9
Com versão em estéreo e binaural.
Com legendas em inglês, espanhol, italiano e francês.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *