Não é de hoje que a Ioga está associada a diversos benefícios para a saúde, como combate ao câncer e redução da ansiedade. Mas agora, a prática – um conjunto de conhecimentos que busca harmonizar o corpo com a mente através de técnicas de respiração, posturas e meditação – teve mais um benefício agregado ao seu mix. Um estudo recente do Instituto do Cérebro (Hospital Albert Einstein), em São Paulo, em parceria com a Universidade Harvard, nos Estados Unidos, descobriu que praticantes da Ioga têm áreas do cérebro associadas à atenção e à memória, mais preservadas do que pessoas não adeptas. Os novos estudos indicam que a prática milenar indiana pode, portanto, ajudar também a prevenir o Alzheimer.

Para a conclusão, a equipe da pesquisa examinou o cérebro de 42 mulheres idosas que seguiam o mesmo padrão de saúde, idade e escolaridade. A diferença é que metade das participantes praticava Ioga há pelo menos oito anos, enquanto as demais não eram adeptas da modalidade. Os resultados, publicados em junho, no periódico científico Frontiers in Aging Neuroscience, mostraram que as participantes que faziam Ioga tinham as regiões do córtex pré-frontal mais espessas do que as outras, o que indica uma melhor função cognitiva. “Como a Ioga é uma atividade que está o tempo inteiro exigindo atenção e memória, ela termina ajudando na prevenção das perdas cognitivas que o avanço da cidade traz”, explica Normando Sacramento, instrutor de Ioga na Rede Alpha Fitness.

“O Ioga promove energia e, ao mesmo tempo, relaxamento. Depois de um certo tempo de prática, o aluno se sente mais disposto, adquire mais força de vontade e determinação para executar suas tarefas do dia a dia”, explica o instrutor. A prática promete ainda melhorar quem sofre de ansiedade, insônia e depressão; e pode servir como calmante. “Um dos benefícios mais fascinantes é o entendimento das nossas emoções. Combater estresse, ansiedade e sintomas causados pela competitividade e cobrança da vida moderna ajudam muito a tornar a vida mais leve”, conclui. A Rede Alpha Fitness, maior rede de academias do Nordeste, oferece a modalidade Ioga em seu mix de aulas, para alunos matriculados. Os horários variam de unidade para unidade.