Originária da Índia, a noz-moscada é um dos ingredientes que motivou os portugueses à explorarem aquela área. Ela é derivada do fruto da moscadeira, uma planta que pode chegar de 10 a 15 metros de altura, com inúmeras ramas ao redor do tronco principal.

8 benefícios surpreendentes da noz-moscada

Esta especiaria era muito apreciada desde a antiguidade por apresentar propriedades afrodisíacas, aromáticas e curativas. Confira a seguir alguns dos benefícios provindos do seu consumo regular, de acordo com a nutricionista:

  • Efeito detox: se utilizada como um tônico, a noz-moscada possui a capacidade de remover as toxinas do corpo, atuando no sistema digestório, promovendo a saúde do fígado e a dissolução de cálculos renais.
  • Ajuda na indigestão: quando utilizada em óleo, este ajuda na eliminação de gases, melhora das dores de estômago e interrupção de diarreia.
  • Tônico cerebral: “Ela possui em sua composição a miristicina, substância muito conhecida por proteger o cérebro de doenças degenerativas”, revela Vivian.
  • Alívio da dor: famosa na medicina tradicional chinesa, seu óleo é utilizado para combater inflamações, aplicado nas articulações e para tratar dores abdominais.
  • Pele mais saudável: segundo a profissional, esta especiaria ainda auxilia na manutenção de uma pele mais saudável e bonita. É possível misturar seu pó com mel e aplicar na região afetada por espinhas, auxiliando a remoção das marcas de acne.
  • Indutor do sono: uma dica para pegar no sono mais facilmente é misturar uma colher de café de noz-moscada com um copo de leite. Isso irá garantir maior relaxamento e indução do sono.
  • Previne problemas cardiovasculares: coadjuvante na prevenção de problemas cardiovasculares, a noz-moscada aumenta a circulação sanguínea, estimulando o coração.
  • Combate problemas respiratórios: ingrediente comumente encontrado em xaropes para tosse, esta especiaria proporciona o alívio da congestão e seu óleo pode ajudar no tratamento para asma.

Vale lembrar que o consumo deste ingrediente deve ser regular, pois só assim os seus efeitos benéficos poderão ser observados. Além disso, podemos citar ainda sua função aromática, onde esta é polvilhada sobre refeições, garantindo mais sabor ao prato.