Sonha com um casamento na praia? Então essa matéria é especialmente para você! Fizemos um mix com dicas de assessorias experts no assunto

Muitos sonham com um casamento na praia, à beira mar e sob o pôr-do-sol. O cenário perfeito e ideal para os românticos incuráveis! Pensando nisso, as assessorias mais experientes no tema separaram dicas imperdíveis para que esse casamento fosse conforme o esperado pelos noivos e convidados, proporcionando o que há de melhor para todos os ali presentes e envolvidos. Veja mais!

ESCOLHA DO LOCAL

Aproveite a viagem para visitar todos os hotéis e espaços para casar. Deixe seu coração livre e quando ele bater forte a dica é não lutar contra esse sentimento. Considere o número de pessoas que pretendem convidar (é legal ter essa estimativa antes das visitas porque a lista muda tudo!), plano B (em caso de mau tempo), estrutura da cozinha, banheiros, estacionamento e área coberta – itens que fazem toda diferença no andamento da festa.

“CASANDO NA PRAIA…”

O livro Casando na Praia, da cerimonialista e profissional em casamentos em Búzios,Raquel Abdu, é focado no assunto e, nada mais nada menos do que um guia inspirador para quem almeja um destination wedding simplesmente único e inesquecível.

Casamento na praia raquel abdu noivos - Foto: Neumanns Fotografia

VAMOS FALAR DE FESTA, FIM DE SEMANA E PLANEJAMENTO

Pense em atividades para integrar os convidados, geralmente um dia antes do casamento. Uma Sunset Party pode ser uma boa alternativa para todos se conhecerem e já aproveitar o cenário praiano com direito a um belo pôr do sol, claro.Welcome drinks e jantares de boas-vindas também são algumas opções. Luais têm um clima mais casual e têm tudo a ver com o lugar. É só escolher!

DOSE EXTRA DE AFETO!

Encontros pré ou pós casamento não podem ficar de fora da programação, já que a comemoração normalmente é dividida em três ou quatro dias. Sirva caipiroskas com frutas regionais no welcome drinks porque elas estão com tudo! Outra aposta para receber bem são as cervejas long necks, que podem ser servidas em canoas de madeira (as artesanais são boas pedidas!). Alguns noivos ainda investem em shots de destilados e até mesmo no tradicional espumante. Importante: lembre-se de avisar a todos para não queimarem a largada!

EXPERIÊNCIA GASTRONÔMICA 

A praia oferece ingredientes frescos, aproveite! Foque em oferecer uma experiência gastronômica aos seus convidados e aposte em pratos marcantes, que explorem os sabores da região. Mas não se esqueça da logística, o menu deve ter fácil execução, pois será servido a muitas pessoas. Também é importante escolher um chef que tenha familiaridade com o cardápio escolhido. Uma dica: dê atenção aos acompanhamentos e molhos para realçar o sabor dos frutos de mar e carnes finas (que costumam ser as mais pedidas). Aves como o frango, ovos e farofa devem ser evitados, a não ser que sejam realmente ótimos. Ah! Variedade é sempre bom, muitos convidados tem intolerância a certos tipos de alimentos, então, sirva outras alternativas. (Aliança Espelho)

EM BUSCA DA DATA PERFEITA

Não é só a temporada de chuva que você deve estar atenta (em Barra Grande na Península de Marau, BA, ela acontece entre junho e julho). A maré também influência, e muito, os casamentos com pé na areia. É ela que vai determinar toda disposição do mobiliário e espaço ocupado pela cerimônia. Maré baixa é igual a maior faixa de areia e mais espaço para dizer o sim, maré alta reduz as possibilidades. Aposte na baixa se quiser como cenário as piscinas naturais da região. O sol é outro convidado especial, para incluí-lo marque o início da cerimônia às 16h. E nada de atrasar, pois ele não espera! Uma boa dica é posicionar o gazebo em direção ao pôr do sol porque o visual fica incrível. Para saber tudo isso, consultar com a assessoria a tabela de marés e lua é essencial para acertar na data.

Casamento na praia balneário camboriu - Foto: Gus Benke

EXPERTS  EM CASAR NA PRAIA

Contratar uma assessoria completa para todo o processo até o grande dia é o ideal. Afinal, como as noivas na maioria das vezes não moram na Bahia, é fundamental ter alguém para entrar em contato com os fornecedores e organizar tudo de perto. Quando a assessoria e os fornecedores se conhecem antes do casamento facilita a montagem do evento, que não aconteceria com a mesma eficiência caso o grande dia fosse o primeiro contato.

MIMOS PERSONALIZADOS

Tratando-se de destination weddings, são um gesto delicado e fundamental para agradecer a presença dos convidados no grande dia para os noivos. Há um mimo mais simples, como o bem-casado, que sempre agrada e é o must have, presente em praticamente todos os casamentos, e existem, também, itens mais elaborados e personalizados. O que vale, neste ponto, é que os convidados vejam a preocupação dos noivos em cada detalhe. E, é claro, tudo tem que estar com o perfil e a cara do casal!

Casamentos na praia combinam com welcome kits compostos por canga ou toalha de praia, protetor solar, repelente e chapéu. Além disso, são lembrancinhas super úteis que podem ser utilizadas durante toda a estadia, criando uma experiência e atmosfera única!

Casamento na praia flavia e andre brindes personalizados - Foto: Frederico Santa Rosa

Casamento na praia flavia e andre lembanças de casamento - Foto: Frederico Santa Rosa

 IT’S A MUST: SITE DOS NOIVOS

Em um destination wedding, o site do casamento é ainda mais fundamental. Lá, é importante dividir com seus convidados o dress code para que todos fiquem por dentro da ocasião. E, acima de tudo, não pode faltar um mapa do local escolhido, opções de transporte, pousada ou hotéis próximos ao local da festa, contato de salão de beleza, restaurante e passeios bacanas para os convidados aproveitarem ao máximo.

PENSE EM RECEBER BEM

Disponibilize uma equipe de concierges para recepcionar os convidados e, claro, fazer uma programação especial, paralela ao casamento. Ninguém pode se sentir deslocado, afinal se planejaram para estarem presentes. Lembre-se: o destination wedding é uma viagem que deve proporcionar experiências, por isso, explore ao máximo o potencial do lugar. Se houver mais de 150 pessoas, por exemplo, faça programas setorizados, porque nem sempre o que é bom para um funciona para todos. Ah! E tenha um bom canal de comunicação para divulgar as informações da viagem.

Casamento na praia roberta e rafael altar - Foto: Neumanns Fotografia

Casamento na praia roberta e rafael saída - Foto: Neumanns Fotografia

Casamento na praia roberta e rafael ambiente - Foto: Neumanns Fotografia

Casamento na praia madrinhas - Foto: Equipe Ezio Philot

E ai, curtiu as ideias para casamento na praia? Deixe aqui a sua mensagem.