Rabada
1 kg de rabada bovina
4 litros de água
3 cebolas picadas
4 dentes de alho picados
5 tomates sem pele e sem semente
500 ml de vinho tinto seco
1 maço pequeno de manjericão
Pimenta branca e sal a gosto

Purê de mandioquinha
1 kg de mandioquinha
100 g de manteiga

Parmesão ralado e sal a gosto

www.tbfoto.com.br RED - SP/SP - 05/07/2013 Foto: Tadeu Brunelli ATENÇÃO: Toda foto deve ser publicada com o crédito do autor, na sua íntegra sem cortes ou modificações, de acordo com a Lei Nº 9.610 de 19/02/1998.

Foto: Tadeu Brunelli

Fazendo:

Rabada
1 Coloque a rabada em uma panela com a água fervente e deixe cozinhar por 10 minutos. 2 Escorra e coloque em uma panela de pressão junto ao vinho, a cebola e o alho. 3 Cozinhe por 40 minutos ou até a carne soltar do osso. 5 Escorra o caldo novamente e reserve parte dele. 6 Desfie a carne do osso. 7 Em uma panela, adicione o tomate e refogue com a carne desfiada com um pouco do caldo sem gordura. 8 Corrija o sal e a pimenta, acrescente o manjericão e reserve.

Purê de mandioquinha
1 Cozinhe a mandioquinha até ficar bem macia. 2 Amasse bem, coloque em uma panela com a manteiga e mexa até virar um purê. 3 Corrija o sal e reserve.

 

Montagem
1 Em cocotes individuais, coloque a rabada com molho até a metade. 2 Complete com o purê de mandioquinha e salpique com o queijo parmesão. 3 Leve ao forno para gratinar por cinco minutos e sirva quente.