O Dendê Criativo convidou a designer gráfico Tai Oliver para conversar sobre criatividade. Ela atua há oito anos no mercado, tem formação e pós-graduação em Moda, Arte e Contemporaneidade pela Unifacs. Coordena o Quartoamarelo ateliê na qual desenvolve trabalhos na área de moda e decoração e é sócia do Container Estúdio Criativo, onde realiza trabalhos de comunicação visual e consultorias em design gráfico e moda. Já trabalhou na SecultBa, no Teatro Vila Velha, na Cipó Produções e desenvolveu projetos com Ong’s nas áreas rurais e culturais. Ela ministra o curso Processos Criativos em Produtos, que está com inscrições abertas.

Pergunta – Como você define a criatividade?

Resposta – Um meio de expor o que a alma grita. Ela perpassa por diversas linguagens como as artes visuais, manuais, musicais e escrita, no meu contexto mais especificamente, e serve também para se despir com ousadia e verdade o que se acredita.

Pergunta – Qual a importância da criatividade no desenvolvendo de produtos?

Resposta – Para valorizar e tentar fazer dele um produto com diferencial, marcante, que chame a atenção das pessoas, provoque e instigue como as artes visuais e, ao mesmo tempo, tenha sua funcionalidade.


Pergunta – Quais as principais características das criações baianas atuais na moda?

Resposta – A junção do artesanato, bordados, crochê, aplicações de tecidos, palha, madeira, couro transformando em peças mais contemporâneas e a relação com a cultura local, principalmente nos costumes locais, expressões verbais e a cultura africana.


Pergunta – Em relação ao artesanato quais as principais tendências criativas?

Resposta – A possibilidade de se trabalhar com as técnicas em suportes diferentes e mesclá-las com o crochê, com sisal, o origami que sai do papel e vai para o tecido e assim sucessivamente.


Pergunta– Qual o diferencial de seu curso?

Resposta – É fazer pensar, refletir no que se quer de fato transmitir ao criar um produto diferenciado. De observar seu cotidiano e por meio de suas referências visuais e verbais construir um novo discurso de como executar algo que seja bacana, atraente, mas, ao mesmo tempo, funcional e que tenha uma identidade com o executor, sendo um artista ou não. Ao mesmo tempo dialogue com a cultura regional e se conecte com as tendências no mundo.

Pergunta – Que problemas ele resolve?

Resposta – Na metodologia de se desenvolver um produto diferenciado. Pautada em observar o meio e sugerir mesclar diversas técnicas artesanais nos trabalhos desenvolvidos por cada um, ou seja, uma linha de raciocínio construída em um diário visual, no qual essas referências representadas por diversos suportes serão reunidas para criar esse novo produto.

Curso Processos Criativos em Produtos

Objetivo: Instigar a criatividade e desconstruir algumas formas estabelecidas no desenvolvimento de objetos tanto na área da moda, decoração e afins.

Público-alvo: Profissionais das áreaa de design de moda, design de produto, artesão, microempreendedores de produtos em geral

Participantes: Total de seis por turma, sendo que cada um tem que escolher um produto a ser trabalhado.

Materiais: Revistas velhas, retalhos de tecidos, papel, câmera digital ou de celular.

Investimento:  À vista R$300,00, ou no Pagseguro R$350,00

Quando:  22/10 a 12/11 – sábados, das 8h30 até 13h30

Onde:  Vila 14, Rio Vermelho

Realização: Quartoamarelo Ateliê

Informações: www.quartoamarelo.com

OBS: Foto do produto retirada do site do Quartoamarelo Ateliê

Matéria publicada simultaneamente no Blog Dendê Criativo: www.dendecriativo.com.br