Facebook: /turbante.se

Instragram: @turbante.se

www.turbante-se.tumblr.com

Listrados, quadriculados, com elementos geométricos, lisos, estampados. Com infinitas possibilidades estéticas, o fato é que os lenços que vem conquistando as mulheres em todo o mundo e em diferentes culturas ultrapassam sua relação com a moda. Nesta perspectiva, a designer baiana Thaís Muniz criou o projeto Turbante.se, em 2012. Ela pesquisa a representação do turbante nas perspectivas histórica, política, estética, antropológica e artística.

O trabalho da designer está mergulhado em simbolismos. O uso do turbante pode representar apenas um apelo estético, como também o empoderamento da mulher afrodescendente em busca de sua reconexão com as raízes africanas. Da mesma forma, os turbantes também são interpretados como plataforma para performances artísticas e experimentos na moda e no design.

“O projeto é um dos pioneiros na abordagem do tema dentro da geração da internet, tendo formado em seus workshops inúmeras alunas em diferentes cidades do Brasil e da Europa. Muitas dessas alunas hoje têm seus próprios projetos e passam à diante a missão de entender o turbante enquanto coroa e símbolo de resistência da cultura negra”, destaca.

WORKSHOPS

Turbante.se - Fotos Shai Andrade
Turbante.se – Fotos Shai Andrade

 

 

 

 

 

 

 

Além da possibilidade apenas da compra, também é possível o aprendizado sobre a arte dos turbantes. As alunos mergulham no contexto histórico e multicultural, o passando pela cronologia e seus principais significados nas diferentes culturas pelo mundo, com foco principal na cultura afro-brasileira. “Com os lenços à mão, investindo no método prático do “Faça Você Mesmo”, diversos tipos de amarrações são ensinados em uma aula fluida e descontraída, que reverencia a beleza e a diversidade, trazendo, sobretudo, a visão que posiciona o turbante enquanto o ícone da cultura negra e coroa das rainhas africanas”, destacam .

Sobre Thaís Muniz

Thais_Muniz_ Foto Ica Martinez
Thais_Muniz_ Foto Ica Martinez

Morando atualmente em Dublin na Irlanda, Thaís Muniz é designer, diretora criativa & estratégica de projetos ligados a design, arte, cultura, moda e comportamento. Idealizadora do projeto Turbante.se, Thaís é a responsável e tem conduzido o projeto por diversas cidades e países, através dos workshops, performances de contato e garimpo de estampas. Entusiasta da cultura urbana, é amante da cultura negra, especialmente afro-brasileira, e observadora dos movimentos periféricos e independentes por considerá-los fonte de inovação genuína e inspiração.

Contato: turbante.se@gmail.com