Trabalhar de casa exige uma dose extra de disciplina. Confira algumas dicas para ser mais produtivo no seu dia a dia!
Luciana tem 31 anos, é arquiteta e têm dois filhos. Desde que formou-se trabalha em uma firma de arquitetura, a cerca de 50 minutos de sua casa. Apesar de gostar do trabalho, durante muitos anos ela cogitou abandonar tudo para abrir o próprio negócio, trabalhar de casa e participar mais da vida da família.
Este ano, depois de muito amadurecer a ideia, Juliana pediu demissão da firma em que trabalhava para criar sua própria escola de idiomas. Ela que ensina inglês e duas amigas que ensinam espanhol e alemão, respectivamente, gravarão aulas de idioma para disponibilizar na internet e todas estão muito empolgadas com a ideia!
Já no primeiro dia em casa, Luciana teve dificuldade para organizar seu dia. Por estar acostumada a trabalhar fora, ela acabou se distraindo com tarefas domésticas que a impediram de gravar sua aula.
Se você trabalha com produtos digitais talvez tenha se identificado com a história da Luciana. Mas você ficará feliz de saber que você não está sozinho! Nos dias de hoje, em que estamos acumulando cada vez mais tarefas, as pessoas estão tendo dificuldade em organizarem suas rotinas para ser mais produtivas.
E nós sabemos que trabalhar em casa ou em qualquer ambiente não corporativo requer metodologia e organização, para não se distrair com pessoas conversando, TV ligada ou com o celular. Para te ajudar nessa empreitada, vamos passar algumas dicas do que você pode fazer para seu dia render mais. Dá uma olhada!
1.Escolha seu ambiente de trabalho
Uma das maiores tentações de trabalhar em casa é poder passar o dia da forma mais confortável possível. E de fato começar o dia sem se preocupar com o trânsito, horário do ônibus e até com a roupa com a qual vai trabalhar, já reduz bastante a carga diária de stress com a qual estamos acostumados. Mas isso não significa que você não deva ter um ambiente específico para o trabalho! Escolha um cômodo da sua casa bem iluminado e arejado, de preferência onde você tenha privacidade.
Assim como se estivesse em um escritório, você precisará de uma mesa com todos os itens indispensáveis para realizar suas tarefas diárias incluindo computador e telefone, ambos para uso próprio e exclusivo: lembre-se que você usará o computador constantemente para responder e-mails, conversar por vídeo e armazenar seus arquivos.
Qualquer que seja seu ambiente de trabalho, deixe claro para as pessoas que vivem com você que você está trabalhando e elas não podem ficar entrando no cômodo o tempo todo.
2.Prepare um espaço confortável
A cadeira ou poltrona que você utilizará deve ser confortável para que você possa trabalhar na posição correta e com os pés apoiados no chão. Trabalhar deitado então, nem pensar! Utilizar o notebook na cama pode afetar sua respiração, além de causar dores no pescoço, coluna e antebraços, o que influi diretamente na sua produtividade.
A preocupação com o conforto é válida já que 80% da população mundial sofre com dores lombares decorrentes de má postura, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). Cerca de 40% desse total costuma utilizar equipamentos eletrônicos na cama de duas a seis horas por semana.
3.Estabeleça uma rotina
Por mais que trabalhando em casa você tenha horários mais flexíveis, é importante que você estabeleça um horário para iniciar suas atividades diariamente. O momento que você começa a trabalhar, determinará o ritmo do resto do seu dia. E é aí que entra o nosso próximo tópico.
4.Planeje seu dia de acordo com a sua produtividade
Você com certeza já ouviu falar de pessoas que rendem mais em determinado horário. Pode parecer bobagem, mas nossos níveis de criatividade e concentração alternam ao longo do dia, o que faz com que uma mesma tarefa possa ser concluída em prazos diferentes.
Se você está começando a trabalhar de casa agora comece a observar os horários que seu trabalho flui com mais facilidade e fique de olho nos horários em que você se sente mais desgastado. Essas anotações serão úteis na hora de planejar seu dia e agendar compromissos profissionais.
5.Tenha metas diárias
Se nas empresas convencionais os gestores estabelecem suas entregas, ao trabalhar de casa você é responsável pelos seus próprios resultados. A ausência de comando pode ser uma tentação para procrastinar.
Uma coisa que ajuda a manter suas taxas de produtividade elevadas é estabelecer metas diárias. Seja responder uma certa quantidade de e-mails, solucionar x demandas ou gravar um vídeo por dia, por exemplo. É importante que estas metas estejam sempre evoluindo para seu negócio não estagnar.
Antes mesmo de ligar o computador defina o que deve ser feito no dia e determine o prazo de conclusão para cada tarefa. Para manter-se motivado você pode estabelecer pequenas recompensas assim que atingir seus objetivos, o que acha da ideia?
6.Faça uma lista de prioridades
Por mais que todas as tarefas sejam importantes existem aquelas que não podem ser deixadas para depois, que demandam mais tempo ou que são mais impactantes para seu negócio. Por isso, reforçamos aqui a importância de ter metas claras, porque assim é possível distinguir o que é prioridade de uma atividade que pode ser deixada para depois.
7.Faça uma coisa de cada vez
Você começa a escrever um e-mail, de repente recebe uma ligação que tem que ser atendida naquele minuto, enquanto conversa no chat. Essa tendência conhecida como multitasking, ganhou força na década de 60 e, durante muitos anos, os profissionais presumiram que para destacarem-se em suas empresas eles precisavam desempenhar mais de uma tarefa por vez.
Se esse é o seu caso, talvez esteja na hora de repensar. Fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo pode significar uma perda de até 10 pontos no seu QI, o que equivale a uma noite de sono mal dormida. Isso acontece porque, apesar da sua alta capacidade de armazenamento, o cérebro processa apenas uma informação por vez. Ou seja, a produtividade nada tem a ver com fazer várias coisas ao mesmo tempo. E sim com fazer uma coisa bem-feita de cada vez.
8.Utilize aplicativos para organizar sua rotina
Se manter organizado e focado no dia a dia de trabalho pode ser difícil. Algumas ferramentas online e aplicativos podem te ajudar nessa missão e garantir que o seu dia seja mais produtivo.
Se você tem um e-mail do Google pode usar o Google Calendar para listar as tarefas da semana com antecedência. A medida que os compromissos se aproximarem você recebe notificações por e-mail. O Evernote e o Google Keep também são bastante utilizados para criar listas do que fazer. Neles você pode registrar os avanços do seu trabalho, postar notas, escanear documentos, inserir imagens, vídeos e gráficos relacionados a diferentes projetos. Veja outros exemplos de apps aqui.
Se você não é fã de aplicativos pode programar lembretes utilizando o seu celular. Programe os alarmes no início do dia, assim não corre o risco de esquecer-se de seus afazeres. Outro hábito que ajuda bastante é usar blocos de notas para anotar as ideias que você não pode colocar em prática naquele momento, só não se esqueça de consultar essas anotações mais adiante!
9.Descanse
Pode parecer contraditório, mas o descanso é necessário para manter seus níveis de produtividade elevados. Para cada atividade finalizada tire alguns minutos para fazer alguma coisa que te dá prazer ou simplesmente se desconectar do trabalho.
O tempo livre também é uma oportunidade para encontrar referências externas que podem ajudar a melhorar sua performance continuamente. Além de elevar a qualidade do trabalho, o descanso é fundamental para manter o corpo funcionando de maneira saudável.
10.Saiba a hora de parar
Trabalhar em um ambiente não corporativo também impacta nossa noção de tempo. Principalmente porque não temos a rotina de desligar o computador e ir para casa. Por isso é muito importante estabelecer um horário para encerrar o dia. Caso contrário seu trabalho se misturará com sua vida pessoal e você perde uma das maiores vantagens do home office que é ter mais tempo para você!
Essa regra também se aplica para e-mails no final de semana. Nunca acesse sua conta de e-mail se não for absolutamente necessário. Alinhe seus horários com seus fornecedores e sócios, de forma que a comunicação entre vocês não prejudique ninguém.
E você, conhece mais alguma dica para ser mais produtivo? Compartilhe com a gente nos comentários e aproveite para seguir a Fórmula do Poder redes sociais!