Para garantir bons brindes à mesa durante as festas de Natal e Réveillon, momento oportuno para estar ao lado da família e amigos, a Dieb Import (Distribuidora, Importação e Exportação da Bahia Ltda), tem a dica certa para as celebrações de fim de ano. Sugerido pelo empresário português Pedro Luz, sommelier e um dos sócios da empresa, a bebida eleita é o Viapiana Espumante Brut Champenoise 192 dias.

Com premiações como Vinandino 2007(Prata); Concurso do Espumante Brasileiro 2007 (Ouro); International Wine Challenge 2008 (Recomendação); Concours Mondial Bruxelles 2010 (Ouro); Concurso Internacional de Vinhos do Brasil 2014 (Prata) e Ouro da Grande Prova Vinhos do Brasil 2016, o vinho combina com a gastronomia do período das festas, principalmente quando o cardápio é daqueles à beira mar.

 “O rótulo harmoniza com aperitivos, peixes e frutos do mar em geral, durante todo o jantar, sendo uma boa pedida para brindar as conquistas alcançadas”, afirma o sommelier.  Uma boa vantagem da bebida é a sua acidez e o gás carbônico presentes, ideais para atenuarem os alimentos gordurosos.

Ficha técnica do vinho

Viapiana Espumante Brut Champenoise 192 dias

REGIÃO – Altos Montes – Flores da Cunha – RS – Brasil

UVAS – Glera, Viognier, Chardonnay.

SAFRA – Não safrado

ENÓLOGO – Elton Viapiana

ESTÁGIO – 192 dias em contato com leveduras

PRODUÇÃO – 10.000 Kg/hectare

GRADUAÇÃO ALCOÓLICA – 12,0%

FERMENTAÇÃO ALCOÓLICA – 15 dias

TEMPERATURA DE FERMENTAÇÃO – 15ºC

FERMENTAÇÃO MALOLÁTICA – 0%

SEGUNDA FERMENTAÇÃO – 25 dias

TEMPERATURA SEGUNDA FERMENTAÇÃO – 12ºC

AÇÚCAR RESIDUAL – 13,9 g/L

ACIDEZ TOTAL – 6,4 g/L

CARACTERÍSTICAS ORGANOLÉPTICAS – Cor amarela-esverdeada. Aromas de pão torrado, maçã verde e pera. Na boca, mostra-se fresco, com ótimo volume e belo equilíbrio entre açúcar e acidez

GASTRONOMIA – Ideal para happy hour, coquetéis, beira de praia e frutos do mar em geral

TEMPERATURA DE SERVIÇO – Servir entre 6 e 8ºC.