O Sporting Clube de Portugal é o 4.º melhor clube formador em todo o mundo. Só Portugal tem três clubes nos primeiros 20 clubes do ranking. Um estudo do CIES – Observatório do Futebol mostra que apenas três equipas que formaram mais jogadores nas 31 principais ligas da Europa do que os leões Portugueses.

Ajax o Clube Holandês lidera todos os clubes no mundo com 72 atletas formados no Clube, atuando atualmente nas principais ligas da Europa, a ele se seguem o clube da Servia e depois da Croácia e em quarto o clube Português.

joao-mario-inter

No total, há 54 futebolistas formados em Alcochete ( CT do Sporting em Portugal)  espalhados pelos clubes dos campeonatos analisados. Desses, oito deles ainda estão em Alvalade ( estádio do Clube Português) a frente dos clubes de Espanha ( Barcelona e Real Madrid) 5º e 6º lugar respectivamente.

joaomarioportugal

FC Porto e Benfica também surgem na lista dos 51 clubes que formaram mais jogadores de top. Os dragões ocupam o 16.º lugar, com 41 futebolistas (quatro dos quais no plantel), mais um do que o Benfica, que tem os mesmos quatro no plantel.

ricardo-quaresma-selecao

A lista incluiu jogadores que tenham participado em pelo menos um jogo do respetivo campeonato em 2016/17 até 1 de outubro ou nas duas temporadas anteriores. Para ser considerado formado num clube, teve de passar três épocas nesse emblema entre os 15 e os 21 anos, precisamente a definição da UEFA para futebolistas formados localmente.

Eis a lista de alguns  dos 18 melhores clubes formadores :

1º Ajax

2º Partizan
3º Dínamo Zagreb
4º Sporting Clube de Portugal
5º Barcelona FC
6º Real Madrid
16º FCPorto
18º SL Benfica