Ser mãe e trabalhar em home office é um grande desafio, mas acompanhar de perto a rotina das crianças é privilégio que vale o esforço. Para tirar melhor proveito desta forma de trabalho, que já foi implantada em 28% das companhias brasileiras – de acordo com levantamento da consultoria Mercer Marsh Benefícios, realizado com 690 empresas – é preciso montar um esquema de trabalho que permita cuidar dos filhos e cumprir as tarefas no prazo.
“Sou mãe de dois meninos, um de 3 anos e outro de x meses, e, desde o nascimento do meu primeiro filho, optei por trabalhar em home office. Depois de viver diversas situações, criei regras que me ajudam a dosar os lados mãe e empresária no dia a dia”, explica a empresária e especialista em Marketing Luana Trindade, criadora do blog Coisas de Lua, que traz conteúdo inédito para mães.
“Tanto mães que empreendem quanto aquelas que trabalham para empresas em um modelo mais flexível têm praticamente as mesmas dificuldades e dúvidas”, acredita Luana, que compartilha seu dia a dia no perfil do Instagram @coisasdelua.
Confira as dicas:
1 – Identifique suas necessidades
Não adianta seguir uma fórmula sem entender suas necessidades. Nem sempre o melhor horário para trabalhar é o de expediente tradicional, até porque você precisa adaptar seu tempo ao dos seus filhos.
2 – Tenha um espaço organizado para trabalhar
A maioria das casas e apartamentos não foi planejada para ser um local de trabalho, então reserve um espaço para montar seu escritório, pode ser na sala, na varanda e até no quarto dos pequenos. O mais importante nessa escolha é estar em um ambiente que permita fácil acesso às crianças, dependendo do tamanho delas. Vale colocar brinquedos ou papel e canetas na mesa para atrair a atenção deles.
3 – Peça ajuda, se necessário
Mesmo que sua rotina seja organizada, em algum momento você precisará de ajuda. Por isso, mantenha sua rede de relacionamentos e não se isole do mundo. Você nunca sabe quando vai acontecer um imprevisto.
4 – Não misture trabalho com vida pessoal
Não use o horário de trabalho para cumprir as tarefas de casa. Deixe para fazer isso no fim do expediente ou no horário de almoço.
5 – Não fique em casa o tempo inteiro
Mesmo com os avanços tecnológicos e a visibilidade à distância das redes sociais, interagir com os colegas de trabalho, marcar reuniões com os clientes e participar de evento são atitudes importantes para você se manter integrado e se atualizar.
 6 – Tente se arrumar
O pijama é o inimigo da produtividade, dizem os especialistas. Não precisa montar um look e subir no salto todos os dias, mas ligar o computador ainda de camisola é um erro. A rotina de café da manhã com as crianças e levá-las para a escola é saudável, assim como se arrumar para começar mais um expediente.
7 – Tire um tempo para as crianças
Use o tempo em casa para dar atenção aos pequenos. É preciso se organizar para aproveitar as chances de um trabalho mais flexível para passar mais tempo com a criança. Programe seus horários e se esforce para cumpri-los.
8 – Envolva os filhos no seu trabalho
Dependendo da idade das crianças, dá para delegar algumas funções a elas, como fazer o dever de casa ou lanche da tarde. Saiba dizer “não” quando necessário.
Luana Trindade – Criadora do blog Coisas de Lua, que traz conteúdo inédito para mães. Publicitária, especialista em marketing digital, empreendedora também no Plástica sem Mistério e no Marketing Experto. Mãe de Artur e Heitor e esposa de José Amandio. Se você quiser mais dicas sobre como administrar melhor a carreira, inclusive com a maternidade, confira o perfil @coisasdelua no Instagram.