É tradição na Bahia. Próximo ao feriado de Semana Santa, cresce a procura por vinhos para harmonizar com os pratos da ceia. Mas, para aqueles que desejam curtir a folga degustando uma boa cerveja, existem vários tipos de rótulos que harmonizam as comidas tradicionais da Semana Santa como peixes, pratos regados a azeite de oliva ou dendê, e até chocolate. Com uma variedade de sabores e estilos – amarga, claras, escuras, condimentadas, “as cervejas podem combinar com os pratos, de forma que um sabor não ofusque o outro,  para que todos os sabores possam coexistir na boca”, esta é a premissa básica, indicada pela beer sommelier da Ambev, Carol Loureiro.

Segundo a especialista, os pratos de entrada, como as saladas e bolinho de peixe vão bem com as cervejas mais leves, como a Skol, “uma clássica American lager, com sabor suave, refrescante que pede alimentos mais leves, como estes petiscos”, destaca. Já frigideira de frutos do mar combina com cervejas de trigo, como por exemplo a Hoegaarden e a Bohemia 14-weiss. “Frutos do mar combina com cervejas de trigo que são também leves e refrescante. A massa cremosa da frigideira, feita com ovos batidos, harmoniza com a cremosidade das cervejas de trigo”, explica Carol.

Os pratos principais, com temperos mais acentuados, apimentados e de sabor marcante, como as moquecas feitas à base de azeite de dendê, ou o tradicional caruru e vatapá, combinam com cervejas mais encorpadas e de sabores marcantes. A indicação é a Colorado Indica ou a Colorado Vixnu por serem cervejas de intensidade maior. O amargor dessas cervejas, junto com um teor alcoólico mais elevado, ajudam a limpar o paladar.

CERVEJA COM CHOCOLATE

O chocolate também faz parte das ceias de Páscoa. A dica para quem quer harmonizar cerveja com chocolate é a Wals Trippel. Para os fãs de chocolate ao leite o ideal é a Colorado Demoiselle, pois é uma cerveja que tem a nota torrada de café bem presente na composição. “A cremosidade do chocolate com o torrado da cerveja cria um terceiro sabor lembrando um chocolate Mocha”, ressalta a beer sommelier.

Já quem prefere chocolate branco, a Wäls Trippel entra como uma deliciosa opção. “Por ter um teor alcoólico mais pronunciado, esta cerveja causa um aquecimento alcoólico e ajuda a derreter o chocolate”, conclui Loureiro.

Com estas opções que dão água na boca, só basta correr a um dos pontos de venda espalhados em Salvador, escolher a cerveja e aproveitar o feriadão.