Nos dias 15 e 16 de junho, o campus da Paralela da Faculdade Área 1 I Wyden será a sede da competição de nível mundial que simula o funcionamento da Organização das Nações Unidas (ONU).  Estudantes do ensino médio de escolas públicas e privadas da capital baiana participarão de palestras com temas como, Conferência de Berlim: a Partilha da África e a Organização dos Estados Americanos.

Com cerimônia de abertura marcada para às 14h30, o simulado será composto por diversas sessões que obedecem aos padrões da reunião da ONU. Na simulação, cada estudante inscrito representará um país que compõe o Conselho de Segurança da ONU e será avaliado por critérios de etiqueta, capacidade de negociar, oratória e diplomacia. Ao final dos debates, os alunos apresentarão os aspectos sociais e culturais de cada país.

De acordo com o gestor da InterBrasil, Nicolas Paes Koutsandréou, “O  objetivo dessa atividade é proporcionar ao aluno o desenvolvimento de habilidades como oratória, negociação, facilitar a descoberta da vocação profissional, proporcionar uma vivência junto a temas de vestibulares e auxiliar na construção de uma sociedade melhor”.

Os que tiverem melhor desempenho serão selecionados para participar da final nacional, que será realizada em Brasília, no final do ano, juntamente com outros  100 alunos brasileiros, dentre os quatro mil participantes, em todo o país.  O vencedor ganhará uma viagem para participar da simulação da ONU, na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.