Sob a narrativa de Mateus Aleluia, um dos integrantes de Os Tincoãs e compositor de muitos sucessos do grupo, a trajetória do trio vocal será relembrada em um projeto patrocinado pela Natura, por meio do Natural Musical, neste mês de dezembro. “Nós, Os Tincoãs” contempla show comemorativo no dia 6 de dezembro, no Teatro Castro Alves, em Salvador, lançamento de um livro de memórias e o relançamento dos três principais discos do grupo. Pela primeira vez, após 40 anos do lançamento do último trabalho, os fãs poderão comprar os CDs dos álbuns Os Tincoãs (1973), O Africanto dos Tincoãs (1975) e Os Tincoãs (1977).

Para marcar o lançamento do projeto, Mateus Aleluia será anfitrião de um show, às 20h, com artistas convidados da nova geração da música brasileira, como Saulo e Margareth Menezes. Após o espetáculo musical, acontecerá lançamento do livro-memória no foyer no TCA. A presença mais ilustre será do ex-integrante Badu, que mora nas Ilhas Canárias e não vem ao Brasil desde os anos 90. “Estou bastante ansioso para este momento. Esse encontro vai ser a realização de um sonho! Venho esperando por isso há muitos anos! Fazer parte de Os Tincoãs foi tudo na minha vida. Tudo que eu aprendi, toda a base que eu tenho artisticamente, foi no período em que participei do grupo”, conta, emociona, Badu. O reencontro dele com Mateus Aleluia no palco não acontece há 36 anos.

Na plateia, foram convidados os filhos angolanos de outro integrante, Dadinho, que nunca vieram ao Brasil. O espetáculo contará com os músicos Alex Mesquita, Maestro Bira Reis e Luizinho do Gêgê e terá direção musical de Mateus Aleluia Filho. A cenografia será assinada por Gringo Cardia. “De certa forma, todas estas pessoas contribuíram para que os Tincoãs sigam vivos na memória das pessoas. No fundo nós somos amalgamados culturalmente. Duas ou três pessoas não representam o que a Bahia é. Tincoãs fundamentalmente é recôncavo baiano e Cachoeira é isso: essa junção da cultura barroca com a cultura africana, mas tudo isso sustentado na cultura dos donos da terra, que são os índios. Isso dá um universo de influências. Nós temos tudo das filarmônicas, temos tudo do candomblé e temos tudo das igrejas católicas também”, ressalta Mateus Aleluia.

SERVIÇO

Nós, Os Tincoãs

Data: 06 de dezembro

Local: Teatro Castro Alves

Horário: Show às 20h na sala principal do Teatro Castro Alves

Lançamento livro-memória após show no foyer do TCA

Valor: R$40 (inteira) / R$20 (meia)

Vendas: Bilheteria TCA e www.ingressorapido.com.br

Patrocínio Natura, através do Natura Musical