O Grupo Fleury,  marca que detém a soteropolitana Diagnoson a+, anuncia parceria com a empresa norte-americana IDbyDNA para a oferta de exames genômicos para doenças infecciosas, conhecidos como testes metagenômicos. Esses testes são realizados por meio de uma plataforma denominada Taxonomer, desenvolvida pela companhia dos EUA, que mapeia simultanemanete o perfil genético de milhares de microorganismos e agentes infecciosos (patógenos) a partir de qualquer amostra do paciente. 

“Trabalhar com a IDbyDNA permite melhorar nosso portfólio de diagnóstico genômico para a detecção de patógenos (fungos, bactérias, vírus ou parasitas), ajudando o médico a obter uma solução de tratamento mais rápida e segura para casos de infecções complexas”, afirma Edgar Rizzatti, diretor executivo médico e técnico do Grupo Fleury. 

Para o CEO da IDbyDNA, Liao Guochun, a parceria é ótimo exemplo de continuidade da execução do modelo de negócios da empresa, que busca fornecer a prestadores de saúde solução de fácil implementação, capacitando-os também a construir seus próprios programas de testes metagenômicos clínicos de alta qualidade. “Esse tipo de parceria viabiliza a formação de canais de distribuição para grandes mercados, contribui para o desenvolvimento de novos produtos e ajuda no acesso a informações genômicas de patógenos para melhorar, ainda mais, o nosso banco de dados”, diz Guochun. 

Como parte do acordo de colaboração, o Grupo Fleury integrará a plataforma Taxonomer em seu fluxo laboratorial e desenvolverá um conjunto completo de testes clínicos baseados na tecnologia, com início pelo teste Explify Respiratory, que consiste no sequenciamento genético de microorganismos a partir da coleta de secreções do trato respiratório para determinar quais são os agentes causadores de infecções. O teste é capaz de detectar mais de um agente causador da infecção, tratando-se de uma co-infecção.