Eficiência Energética da Odebrecht é compartilhada com alunos do SENAI

A sede da Odebrecht, na Paralela, foi palco de uma palestra sobre eficiência energética, aos alunos do curso técnico em Eletrotécnica do Senai. Após a implantação de um programa com foco em redução de energia, o local foi escolhido pela instituição como caso de sucesso sobre o tema.

As inciativas, que incluíram desde a renegociação de contrato com a concessionária, até mudanças nos procedimentos, trouxeram resultados interessantes, gerando uma economia mensal de 20% no gasto com energia elétrica. “Antecipamos o horário de desligamento das luzes do prédio, saindo do horário de pico, onde o custo é até 6 vezes maior; instalamos sensores de energia e substituímos os equipamentos do sistema de ar condicionado e as lâmpadas do parque, por versões mais econômicas”, disse Paulo Guimarães, administrador do Escritório Odebrecht Salvador.

Prédio sustentável

O Espaço Verde Paralela (EVP), localizado na sede, é um centro de eventos construído pela Odebrecht e aberto ao público. Durante o seu processo de construção, foram utilizados itens com conceito de sustentabilidade embutidos, que o tornaram o primeiro prédio comercial com selo sustentável do Nordeste. A utilização do espelhamento, por exemplo, aumentou a claridade do local, diminuindo a necessidade do uso de energia elétrica e a utilização do sistema de refrigeração VRF, trouxe muito mais economia.

Na época, durante o processo construtivo do prédio, foram utilizadas esferas de plástico (polipropileno), os bubbledecks, uma tecnologia lançada pela Braskem, com objetivo de reduzir o peso próprio das lajes, proporcionando maior agilidade em obras, menor custo e impacto ambiental.

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *