A abertura dos festejos de Natal da Basílica Santuário do Nosso Senhor do Bonfim acontece nesta sexta-feira (15), às 18 horas, com a apresenção do Coral das Crianças, com regência do maestro Francisco Rufino. O grupo é formado por 93 crianças da Escola Municipal Freire Filho e da Catequese. Os meninos e meninas vão ocupar as cinco janelas do templo e também o adro e escadaria, entoando canções coletivamente e também com participações solo. O ápice das comemorações será a Missa Solene a ser realizada no dia 24, às 17 horas.

O público poderá assistir a apresentação da praça e também da Varanda da Casa dos Romeiros, onde foi montado o Presépio sustentável, com personagens em tamanho natural representando a Sagrada Família e os Reis Magos. Segundo a catequista Marly Pereira, a apresentação e o presépio são frutos do trabalho da Catequese, professores e dos alunos. “Vais ser uma festa bonita, bastante iluminada, onde as crianças se apresentam das janelas da igreja, saudando o Natal”.

Presépio

A grande novidade desse ano será o presépio feito em material reciclável, com a utilização de 1,2 mil latinhas e lacres, onde estão representados Jesus, José, Maria e o três reis Magos. “Os reis vão ser ilustrados por personagens do dia-a-dia da Basílica do Bonfim: turista, baiana tradicional e devoto. Vamos trabalhar a memória afetiva dos visitantes e celebrar a vinda de Jesus”, conta Marly Pereira.

Segundo ela, o objetivo é mostrar a história de uma forma lúdica e integrando também à questão da defesa do meio ambiente com a utilização das latinhas e lacres. Todo o trabalho de montagem do presépio foi realizado pelos catequistas, crianças e familiares. A montagem ficará aberta ao público até o dia 6 de janeiro, Dia de Reis.