*Por Elíbia Portela – Email: contatoelibiaportela@gmail.com / Instagram : @elibia_portela

De 12 a 15 de julho acontecerá a 5º edição do Festival Gastronômico “Sabores de Itacaré”. Um dos nomes mais respeitados da gastronomia baiana, a apresentadora Elíbia Portela assina a curadoria do evento que vai movimentar o destino turístico. Como tema Gastronomia de Raiz, cerca de 40 restaurantes já se inscreveram e apresentam receitas variadas. Com o objetivo de reunir baianos e turistas, Itacaré vai incentivar os restaurantes locais a apresentar pratos, petiscos, lanches, sobremesas e drinks com riqueza de sabores, além de shows musicais, feira gastronômica, feira de agricultura familiar e cozinha show. Segundo o prefeito de Itacaré, António de Anízio, “o Festival Gastronômico se consolida como um dos mais importantes eventos de gastronomia da Bahia e Itacaré mostra para o Brasil que vai muito além do surf e do sol e praia, tem um roteiro gastronômico imperdível e vem fortalecendo seu calendário com eventos de muita qualidade e identidade cultural”, afirma o prefeito. Durante o festival, a cultura e a música de Itacaré terão espaço garantido com uma programação especial para apresentação de manifestações culturais quilombolas, como o ‘’Bicho Caçador’’, Volta da Jiboia, Capoeira, Samba de Roda e Samba Reggae “Dedo de Moça”. Além de Estrutura de palco para apresentações de artistas e músicos locais que dividiram o palco com artistas da Bahia. A realização da Feira da Feira Gastronômica com pratos inscritos especialmente para o Festival e a Feira Agricultura Familiar são dois grandes destaques para esta edição. Esses espaços têm como objetivo criar e fortalecer a promoção, divulgação e comercialização dos produtos da Agricultura Familiar da região.

Veja abaixo a PROGRAMAÇÃO COMPLETA, e algumas das Iguarias que teremos por lá!

Receitas:

Camarões Empanados na Pipoca – Restaurante Sabores da Terra Ecoporam – Chef Jô  

Ingredientes: Alguns camarões eviscerados e temperados com sal, pimenta branca e azeite de oliva. Para empanar. Farinha de trigo, ovos mal batidos e pipocas processadas no liquidificador. Fritar em bastante óleo. Passar por papel absorvente e servir acompanhado de Molho de Manga.

Molho de Manga – Meia manga cortada em cubinhos, 100 ml de creme de leite, 1 colher de sobremesa de mostarda em pasta, 1 colher de sopa de mel, 1 colher de sobremesa de maionese, 1 colher de chá de alcaparras, 1 colher de sopa de ketchup, sal e pimenta a gosto. Bater todos no liquidificador. Servir num recipiente a parte.

Torta de Coco e Cacau – Restaurante Sabores da Terra Ecoporam – Chef Jô 

Ingredientes: 300g de chocolate em barra meio amargo, 4 colheres de sopa de Cacau, 2 colheres de sopa de achocolatado, 400 ml de creme de leite. Misture todos numa panela em fogo brando, até que ferva por 1 minuto (sempre misturando). Reserve para esfiar. À parte, faça um doce de coco cremoso com 1 lata de leite condensado e 200g de coco seco ralado. Também cozinha misturando até ficar cremoso. Reserva para esfriar. Montagem: Ponha uma porção do creme chocolate alternando com a cocada cremosa. Polvilhe Nibs e sirva gelada. Decore a gosto.

Sabores de Pupunha – do Café com Cacau – Chef Marly Catarina 

Ingredientes: 250g palmito de pupunha, 250 ml de leite de coco, 90 ml de dendê, 2 cebolas picadas, 2 tomates picados, coentro a gosto, salsa a gosto, 2 pimentas doces, 50 g de sal, 200g de caju picado , 50 ml de azeite de oliva, 150g de aipim cozido . Arrume todos numa panela e leve ao fogo ou forno para que cozinhe.
Nhoque de aipim – 300g de aipim cortado em cubos e cozido em água e sal, escorrer e juntar 200ml de leite de coco e saltear por alguns minutos. Polvilhar com alho tostado.

Tournedo de Carne guarnecido de Vinaviche de banana da Terra e musseline de inhame – Chef Júnior França

Ingredientes: Carne: 170g de carne (colchão duro), Meio limão rosa ,
Meia laranja sanguínea, Sal . Modo de Fazer: Tempere a carne com sal suco de laranja e limão e deixe marinando por 6 horas em um recipiente fechado com sua própria casca de laranja e limão. Depois disso, grelhe ou frite até que fique dourado.

Vinaviche – 1 cebola roxa picada, 1 banana da terra picada em cubos, 1 tomate picado, 1 pimenta doce picada, 50 ml de azeite , 1 limao rosa, 1 limão taiti, Sal a gosto. Modo de Fazer: Em um recipiente adicione pimenta doce, cebola, tomate, banana da terra, sumo de limão rosa, limão taiti, azeite de oliva e sal a gosto e deixe descansar por 30 a 60 minutos.

Musseline de inhame – 150 de inhame, 200 g de creme de leite, 100ml de leite , Sal a gosto. Modo de Preparo: Com o inhame cozinho e picado levamos uma metade dela no liquidificador com o leite de vaca e 100g de creme de leite e uma colher de sobremesa de manteiga batemos e em seguida acrescentamos a outra metade de inhame ate ficar um ponto de purê. Após batido levamos na caçarola o purê de inhame e colocamos o restante do creme de leite e da manteiga, misturamos ate fica um ponto de creme, dependendo de sua manteiga com seu teor de sal colocamos sal caso seja necessário a seu gosto.

*Elíbia Portela é a dama da gastronomia na Bahia.