Deixar de emitir gases de efeito estufa é uma tarefa inevitável. E já sofremos as consequências dessa emissão: o aumento da temperatura, por exemplo, é um dos impactos mais diretos. Para reforçar o mês dedicado ao meio ambiente, a Fundação Odebrecht e a Organização de Conservação da Terra (OCT) estão incentivando que pessoas físicas e jurídicas participem do programa Carbono Neutro Pratigi. A partir da inciativa, é possível calcular o que você emitiu de Gás Carbônico em um ano e faça a sua neutralização.

O trabalho com a mitigação dos danos ambientais ocasionados pelas emissões de carbono acontece pelo plantio dessas mudas na Área de Proteção Ambiental (APA) do Pratigi, no Baixo Sul da Bahia, local onde a OCT concentra seus trabalhos desde que foi fundada, em 2001. Essa APA é composta por 171 mil hectares com remanescentes florestais de grande valor conservacionista. Pela sua pluralidade de fauna e flora, é uma área estratégica para a conservação do Corredor Central da Mata Atlântica e considerada um hotspot – território de grande biodiversidade, porém ameaçado.

Para Joaquim Cardoso, Diretor Executivo da OCT, o esforço para a conservação ambiental precisa ser coletivo. Nesse sentido, ele lista motivos que incentivam a participação na campanha do Carbono Neutro Pratigi, como o estímulo a boas práticas ambientais e uma economia de baixo carbono. “Ao neutralizar nossas emissões, contribuímos para a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas, com a diminuição de Gases de Efeito Estufa na atmosfera, conservamos nossa Mata Atlântica e ainda geramos trabalho e renda para agricultores familiares”, diz.

Cinco passos de como compensar suas emissões:

  1. Acesse o site (www.oct.org.br/calculadora) e conheça a calculadora eletrônica do programa Carbono Neutro Pratigi.
  2. Faça seu cadastro e preencha todas as informações sobre seu consumo de energia, viagens, transporte etc.
  3. Ao final do processo, descubra qual foi sua emissão em um ano e o que isso corresponde em total de árvores.
  4. Escolha quanto quer neutralizar: 100%, 75%, 50% ou 25% das suas emissões e emita um boleto via PagSeguro. O valor pago será encaminhado diretamente para a OCT.
  5. Com sua contribuição, árvores serão plantadas no Baixo Sul da Bahia e você recebe um certificado de participação com informações sobre a área de plantio e o agricultor beneficiado!