O nosso tradicional brigadeiro, que todo mundo gosta, e  que muitos não sabem a sua origem. Tudo começou por causa de uma campanha política, em dezembro de 1945, No Rio de Janeiro. O Brasil vivia um processo de redemocratização com eleições presidenciais. O candidato da União Democrática Nacional (UDN) era o Brigadeiro Eduardo Gomes.  Os comitês de senhoras da sociedade que apoiavam a campanha do Brigadeiro, promoviam reuniões tipo chás da tarde, com doces variados e outras guloseimas. Dona Heloisa Nabuco de Oliveira, doceira de mão cheia, certa feita apareceu com uma novidade: um docinho preparado com leite condensado e chocolate que fez o maior sucesso, e por isso foi batizado com o nome de Brigadeiro em homenagem ao candidato que mesmo perdendo a  eleição, teve o seu momento registrado. Mas, quem ganhou mesmo, foram os brasileiros, que passaram a ter em seus cardápios esta delicia que agrada a Gregos e Troianos. E não ficamos só no  Brigadeiro tradicional pois agora, esta delícia ganhou novos ingredientes, e tem nome mais chic  “Brigadeiro Gourmet”.

Vejam abaixo algumas receitas e sugestões. Sucessos!

Receituário: Brigadeiro Tradicional – 1 lata de leite condensado, 1 colher de sopa de margarina, 3 colheres de sopa de chocolate em pó,  Manteiga sem sal  para untar, Chocolate granulado para decorar. Modo de Fazer: Em uma panela, leve ao fogo todos os ingredientes, menos o chocolate granulado. Mexa sem parar, e Quando começar a ferver, mexa por mais 10 minutos ou até que desgrude da panela. Transfira para um refratário untado e reserve para  esfrie. Unte as mãos com manteiga, pegue porções da massa e modele bolinhas. Passe – as  no chocolate granulado e coloque em forminhas de papel.

Brigadeiro com Cereja – Ingredientes: 30 Cerejas em Calda Escorridas, 01 lata de leite condensado, 01 e ½ colher de sopa de margarina com sal, 01 pacote de granulado (150g), 02 e ½ colheres de achocolatado em pó. Modo de Fazer: Misture todos os ingredientes numa panela, menos o granulado! Leve ao fogo e não pare de mexer (caso contrário, vai empelotar. ) Deixe engrossar. O ponto certo para desligar o fogo é quando se vê o fundo da panela ao raspar com a colher. Tire do fogo, transfira para um prato amanteigado,  e espere esfriar. Modele bolas recheadas com  cerejas escorridas e em seguida, passe por chocolate granulado Especial.

Brigadeiro de Caipirinha Ingredientes:1 lata ou caixinha de leite condensado, 1 colher de sopa cheia de manteiga com sal, 30 ml de cachaça, Açúcar cristal, Raspas de limão, 1 colher de sopa de suco de limão, Forminhas de papel. Modo de fazer: Ponha o leite condensado e a manteiga  na panela, e levar ao fogo baixo, misturando sempre até chegar no ponto ideal (quando o brigadeiro desgruda do fundo da panela).  Junte  a cachaça e o suco de limão. O Brigadeiro irá perder o ponto, então continuar mexendo bastante até chegar no ponto novamente. Retirar do fogo e deixar esfriar para poder enrolar. Ralar o limão para fazer a raspa de limão (raspar só a casca verde), Misturar as raspas com o açúcar cristal em um pote. Untar as mãos com manteiga sem sal,  fazer as bolinhas e passar na mistura de raspas de limão e açúcar.

Brigadeiro de Café – Ingredientes: 01 lata de leite condensado, 01 colher (sopa) de café solúvel, 01 colher (sopa) de manteiga sem sal, 01 xícara (chá) de Chocolate em Pó. Modo de Fazer: Coloque o leite condensado, o café, e a manteiga em uma panela.  leve ao fogo baixo até que desgrude da panela (uns 10 minutos). Retire do fogo, e transfira para um prato amanteigado. Reserve para esfriar. Modele  bolinhas e enrole no chocolate em pó. Decore com um grão de café colando com chocolate derretido.  Por em forminhas de papel.

Brigadeiro Gourmet – 2 latas de leite condensado, 200g de creme de leite sem soro, 1 colher de sopa de  manteiga sem sal,  140g de chocolate meio amargo,  Modo de fazer: Em uma panela ante aderente, leve ao fogo baixo , o  creme de leite e quando aquecido, junte o  chocolate meio amargo em pedaços, a  manteiga,  e espere até  o chocolate começar a derreter. Acrescente o leite condensado, misture até ficar homogêneo e aumente o fogo para médio. Mexer sem parar, tomando cuidado para que ele não grude no fundo da panela, não queime. Assim que começa a ferver conte 3 min continuando a mexer. Enquanto ainda quente ele fica meio mole.. Transfira para um prato levemente untado,     e reserve para esfriar. Lembre-se que após esfriar ele endurece. Se quiser, leve para a geladeira que esfria mais rápido. Modele os brigadeiros e passe-os por granulados da sua preferência. Ex: nozes, pistache, avelãs, castanhas . (todos picados tipo xerém).

Brigadeiro de Limão Siciliano –Restaurante Solar –  Ingredientes: Leite condensado – 250 g, Manteiga – 1 colher sopa ,Limão siciliano – raspas de 1 unidade, Raspas de chocolate branco – 10 g Sumo de limão siciliano – 50 ml. Modo de preparo : Colocar no fogo a manteiga, o chocolate  branco e o leite condensado. Cozinhe até dar o ponto de brigadeiro. Desligue o fogo e acrescente as raspas e sumo. Continue mexendo com o fogo desligado até amornar. Monte em uma colher de louça (colher chinesa) e sirva com raspas de limão tahiti e siciliano.