João Rafael Neto dança com as rodas da bicicleta e  Edu O. com as rodas de sua cadeira. Dois corpo e o desejo do encontro, isso éKILEZUUUMMMM, projeto de montagem de espetáculo de dança com direção de Thiago Cohen. O projeto foi contemplado pelo Edital Setorial de Dança – 2016 – SECULT/BA com estreia prevista para novembro de 2018. 

Para ajudar no processo criativo, os três bailarinos partiram neste domingo (04) para um intercâmbio de cinco dias – de 06 a 10 de agosto – com o grupo Gira Dança, em Natal/RN. A dramaturgia de Kilezuuummmm é uma livre inspiração no conto “do amor de um pássaro por um lagarto”, do ator e autor cearense Gero Camilo, que nos propõe refletir sobre  amor, entrega, desejo e as restrições impostas socialmente sobre as múltiplas possibilidades de afeto. 

A proposta vai além da narrativa literária, fazendo assim um mergulho profundo nos estímulos gerados por suas imagens. Como técnicas referenciais para o desenvolvimento do trabalho serão utilizadas as pesquisas pessoais dos intérpretes-criadores: improvisação em cena (Edu) e utilização de esportes de ação como escalada, rapel e Parkour (João). 

o intercâmbio artístico com a Cia Gira Dança busca estreitar as pesquisas realizadas na montagem de Kilezuuummmm e a experiência em dança com pessoas com e sem deficiência desenvolvida por essa companhia. 

“A residência é o ponto norteador de que corporeidade iremos trabalhar no espetáculo. Temos dois corpos com especificidades físicas muito diferentes e isso nos faz ir até Natal para trabalhar essa multiplicidade de corpos e de condições diversas. Esse é um ponto muito importante e investigaremos juntos”, pontua Cohen. 

Até o final do projeto, serão promovidos três debates abertos ao público intitulados “Encontro de Potências” entre os intérpretes-criadores e o diretor. O primeiro encontro acontecerá na residência com o Gira Dança , dia 10 de agosto e dois no período dos ensaios, em Salvador. Essas ações se configuram como comunicação demonstrativa, onde serão compartilhadas, de maneira prática e teórica, as estratégias de criação com a finalidade de obter um retorno do público que contribuirá para o desenvolvimento e finalização da obra. 

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural do Estado da Bahia e Secretaria de Cultura da Bahia. Crédito foto: João Rafael Neto.