Preto nunca sai de moda, inclusive na decoração. A tendência “All Black” é o uso do tom clássico preto, tendo destaque nas mobílias e decoração das casas, fornecendo sofisticação e personalidade ao local. Quando se pensa em decorar o ambiente com paredes e móveis pretos, surge a dúvida: “Não vai ficar muito pesado?”. Utilizando de forma harmoniosa a composição, não dá ao ambiente a imagem de monótono, sendo ideal para escritórios, quarto de casal, cozinha, lavabo e sala de jantar.

O preto é uma cor atemporal, que dá destaque a qualquer peça e combina com todas as cores. Com a iluminação certa, de preferência usando e abusando de luz natural e plantas, o ambiente não passa a sensação de ser reduzido. “Além de trazer mais glamour para o local e combinar com diversos estilos de decoração, as manchinhas que podem surgir com o uso dos móveis muitas vezes passam despercebidas”, explica  Ed Vasco, arquiteto e design de interiores que está com uma sala de jantar All Black exposta na Mostra Domi 2018, na Domi Interiores. Uma dica muito importante é saber usar o branco e o dourado para dar ao cômodo um toque de contemporaneidade e classicismo.

Mobília com design futurista, peças decorativas em tons fortes, tapetes, quadros e almofadas coloridas fazem toda a diferença na decoração. “Hoje em dia temos uma grande variedade para a tendência all black. Para quem tem medo de arriscar demais, pode apostar nos itens decorativos, como mantas, almofadas, cortinas e enfeites”, indica Alan Boaventura, diretor da Domi Interiores.

Os móveis e estantes abertas também são peças coringas, dando mais harmonia ao espaço. Esquecendo a regra de usar cores claras para ambientes pequenos, a cor preta na decoração de lavabos pode dar um toque de sofisticação. Mas não sabe como quebrar o excesso de cor? Utilize espelhos, iluminação branca e alguns detalhes mais claros. Outra dica é utilizar a tinta lousa preta para dar um ar mais contemporâneo ao local. Com alguns pedaços de giz e criatividade, você consegue ter uma parede nova todos os dias.