5 dicas de Empreendedorismo: Veja como criar um negócio online

Quem tem vontade de empreender em nosso país sabe o tanto de burocracia que existe por trás da abertura de uma empresa. Além de capital, tempo disponível e o desejo de ter o próprio negócio, o empreendedor precisa ser bastante paciente com cada uma das etapas referentes à criação de um negócio. Quando este é on-line, por meio de uma loja virtual, algumas pessoas tendem a achar que tudo é muito mais fácil. De certa forma é, por causa da praticidade, mas não se engane com isso.

Montar um negócio online requer planejamento, investimento de tempo e dinheiro, conhecimento e muita análise. Afinal, você não teria coragem de investir o seu suado dinheiro em algo que você desconhece o potencial, não é verdade? No post de hoje, vamos falar sobre empreendimento digital e como você pode fazer para abrir seu negócio on-line. Reunimos abaixo os passos necessários para você transformar esse desejo em realidade.

Quer ter uma aula de empreendedorismo? Continue a leitura e veja como criar um negócio on-line em 5 etapas.

 

1. Planejamento

Não basta ter capital, desejo de empreender e tempo disponível para criar um negócio on-line. Você precisa também de uma excelente ideia, de conhecimento e principalmente de planejamento para fazer as escolhas certas. Nenhum negócio sobrevive à base de “achismos”, portanto é fundamental estabelecer as diretrizes que vão dar o direcionamento necessário para a empresa virtual que você está criando. O planejamento faz exatamente isto.

Na primeira etapa de criação de um negócio on-line, você deve levantar o máximo possível de informações referentes ao segmento que você pretende atuar, sobre os concorrentes que enfrentará, a respeito dos diferenciais que sua empresa terá e qual é o grande objetivo por trás dessa empreitada no mundo virtual. Aqui, estabelecemos o caminho que você deverá seguir, sempre visando alcançar o objetivo que foi determinado.

Você já sabe o público que deseja alcançar? Já dimensionou se este segmento ou nicho pode trazer um resultado acima do esperado?

2. Conhecimento

Depois de reunir todas as informações que foram coletadas na etapa anterior, chegou o momento de você se tornar especialista no segmento em que pretende atuar. Aproveite essa oportunidade para estudar, conhecer mais sobre o mercado de seu negócio on-line. O aprendizado adquirido nesta etapa trará a certeza de que as decisões tomadas foram ou não assertivas.

Fique de olho em seus concorrentes, estude-os e identifique todos os pontos positivos e negativos deles. Aprenda o que dá certo ou não por meio dos pontos identificados e encontre as oportunidades para que o seu negócio virtual possa se destacar. Antes de encarar o mercado e colocar as mãos na massa, esteja ciente de que suas escolhas foram feitas com base em muito estudo. Assim, você diminui as chances de errar no futuro.

3. Organização

As duas etapas anteriores da criação de um negócio on-line permitiram que você chegasse até aqui com todas as informações necessárias para colocar em prática suas ações planejadas. Esse é o momento em que você determina prazos, estabelece um calendário para a execução das datas e reúne todas as fontes necessárias para que o negócio, finalmente, possa sair do papel. Ser organizada, nesse momento, é fundamental para o sucesso de seu empreendimento.

Aproveite esse momento de organização para checar se nada ficou para trás, como um conjunto de informações, capital necessário, tempo disponível ou mesmo um maior detalhamento sobre a sua ideia. A próxima etapa, onde você vai estabelecer as parcerias, precisará de todos os dados levantados e organizados até aqui para que tudo possa acontecer conforme o esperado. Organize-se para dar o próximo passo.

4. Parcerias

Hora de distribuir as tarefas e firmar as parcerias certas para que o seu negócio on-line possa ir ao ar. O investimento em uma plataforma completa que ofereça todas as especificações que seu empreendimento necessita é fundamental para que ele funcione corretamente, de acordo com suas expectativas. Aqui, cabe a você definir a contratação de uma agência digital, de um programador ou escolher criteriosamente uma solução que já venha pronta.

Um web designer pode lhe ajudar no layout de sua loja virtual, uma vez que ele conhece bem todos os elementos que conseguem envolver os compradores durante a navegação pelo e-commerce. Em parceria com o programador, ele pode preparar o layout de sua loja para ser responsivo, ou seja, estar adaptado aos mais diversos formatos de tela que existem hoje no mercado — de notebooks a smartphones.

Fique atenta também ao tipo de conteúdo que será divulgado em seu negócio on-line. Foque em conteúdo de qualidade, que prenda a atenção do consumidor e esclareça todas as dúvidas que ele possa vir a ter em relação ao produto ou serviço oferecido. Lembre-se que o ambiente virtual é diferente do físico, ou seja, o consumidor tem a necessidade de saber o máximo possível de informações para que possa realizar uma compra consciente.

5. Acompanhamento

Você pensou que tudo acabaria quando o site entrasse no ar? Saiba que ainda temos mais uma etapa. Lembra dos objetivos que você estabeleceu para sua loja virtual? Agora chegou o momento de acompanhar, por meio das métricas, como está o desempenho de seu negócio em relação ao que você definiu lá na etapa de planejamento. Em um e-commerce, tudo pode ser metrificado, ou seja, ser transformado em dados para que você consiga avaliar.

Qual é o índice de satisfação de seus consumidores? Quanto tempo seus clientes permanecem navegando em sua loja? Há mais entregas feitas em dia ou com atraso? Todos os links de seu site estão funcionando corretamente? Estas e outras perguntas precisam ser feitas aqui, pois elas darão o direcionamento necessário para que você possa corrigir o rumo que seu negócio está tomando ou aumentar a velocidade de crescimento.

Com os 5 passos que mostramos nesta aula de empreendedorismo, você consegue transformar o desejo de empreender em realidade.

Se você ainda está no campo dos sonhos e se sente insegura para dar o primeiro passo, nós te recomendamos a leitura do nosso guia para empreender no Instagram. Clique aqui e coloque em prática o seu desejo de empreender!

 

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