O estresse é uma função saudável do corpo que acontece em momentos pontuais, quando precisamos estar alertas, como em situações importantes ou de emergência. Esse estado é caracterizado pela liberação do hormônio cortisol, normalmente, mais concentrado no corpo pela manhã e reduzido com o passar do dia, quando é necessário relaxar para dormir. “Se nunca ficássemos estressados, não conseguiríamos dar conta das demandas da nossa vida”, comenta a life coach Cecília Barretto.

As situações de estresse se tornam problemáticas quando ficam corriqueiras e duradouras. A life coach alerta que, nestes casos, o estado alterado de cortisol no sistema traz algumas consequências, como: atraso no metabolismo e ganho de peso, baixa da imunidade, diminuição da concentração e aprendizagem e mudanças de humor.

Para domar o estresse, é importante cultivar hábitos cotidianos que reenergizem, caso contrário, pode-se entrar num ciclo de estresse agudo, sendo necessários cuidados médicos. Cecília lembra que cada pessoa tem uma forma de aliviar a tensão e o importante é ser capaz de voltar ao melhor astral. “Para isso, pode-se fazer uma pausa, respirar, alongar, ouvir uma música, cantarolar, comer um lanche saudável, meditar. Descubra algo que o tranquilize”, orienta a life coach.

Atitudes para domar o estresse:

–          Aprenda com os sinais do seu corpo a identificar situações que o deixam estressado.

–          Atue na sua zona de controle: “o que eu posso fazer para administrar essas situações?”.

–          Descubra e pratique seus “hábitos de energia”: aqueles capazes de trazê-lo ao equilíbrio novamente.

–          Preste atenção à respiração. Diversos estudos científicos comprovam que essa prática tem diversos benefícios, inclusive o controle do estresse.

–          Mantenha hábitos saudáveis: se exercite, tenha consciência alimentar, durma bem, etc.

–          Desenvolva habilidades que reduzem os fatores estressores: gestão do tempo, foco, comunicação, etc.