Com concepção artística de Sara Galvão, o espetáculo solo “As Três Irmãs do Sertão” tem enredo inspirado no texto original do russo Anton Tchecov e transporta a história para o sertão nordestino com músicas de Luiz Gonzaga e poesias de Patativa do Assaré. Desta vez, o público vai poder conferir esta curiosa mistura nos dias 12 e 19 de novembro (domingos), em dois horários (17h e 19h), no Espaço Xisto Bahia, na Biblioteca Pública dos Barris. 

A trajetória das irmãs Irina, Macha e Olga que sonham em abandonar a seca e o calor escaldante que aflige o nordeste e partir para São Paulo em busca de uma vida melhor, é contada e cantada com ritmo e dinâmica apoiados em referências da cultura popular. Em “As Três Irmãs do Sertão” apenas uma atriz no palco dá vida às três personagens e é acompanhada pelo sanfoneiro Estevam Dantas.  O solo musical ainda conta com a voz em off de Harildo Deda, Alisson de Sá na iluminação e videografismo de João Lins.

O projeto 

A primeira montagem do projeto “As Três Irmãs do Sertão” foi desenvolvida como atividade do Mestrado em Teatro da Escola Superior de Teatro e Cinema em Lisboa/Portugal, apresentado por Sara Galvão. Inspirada no texto moderno clássico “As Três Irmãs” de Anton Tchecov, a peça atual faz uma analogia aos sentimentos e as emoções passadas na cidade do interior da Rússia ao calor escaldante e a agonia de quem vive na seca nordestina. Para isto, juntaram-se os poemas de Patativa do Assaré e as canções de Luiz Gonzaga, que tão bem retratam a realidade do nordestino. 

No Brasil, o espetáculo foi apresentado pela primeira vez, à convite do diretor Jorge Farjala, na Mostra Caleidoscópio no Teatro Sérgio Porto, no Rio de Janeiro, em 2011. A partir daí, cumpriu temporada no teatro Gamboa Nova, em Salvador nos meses de fevereiro e março de 2013, foi selecionado para fazer parte do Festival de Culturas Populares do Governo do Estado da Bahia, através do Centro de Culturas Identitárias – CCPI, em 2014, e integrou a grade da programação da maior festa junina da Bahia, em Santo Antônio de Jesus, no mesmo ano. 

Em 2017, o espetáculo foi remontado e reformulado e cumpriu temporada no mês de Maio, no Teatro Sesi Rio Vermelho, em Salvador, e compôs programação da Festa Literária Internacional de Cachoeira  Flica 2017, em outubro.

 

SERVIÇO:

O quê: As Três Irmãs do Sertão

Quando: 12 e 19 de Novembro (Sessões 17h e 19H)

Onde: Espaço Xisto Bahia

Quanto: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)