A 13ª edição da Cãominhada quer levar os donos e amantes dos animais para uma grande passeata canina, no dia 22 de outubro, das 8h às 13h, na Praça da Avenida Centenário, Barra. O tema central deste ano é a utilidade dos animais. O público vai conferir as diversas atividades que os cães desenvolvem na sociedade como, por exemplo, guia, bombeiro e terapeuta. Além disso, o evento promete unir lazer ao incentivar a prática da atividade física dos cachorros e seus guardiões; solidariedade, através das doações; e conscientização, ao discutir sobre a guarda responsável e a preservação ambiental.

As inscrições já estão abertas. Os donos precisam ir até uma das sedes do Planeta Animal (Barra e Salvador Shopping) ou em uma das lojas da Agromix (Imbuí, Brotas, Pituba, Rio Vermelho e município de Lauro de Freitas) e levar 1kg de ração para cão ou gato ou 1 lata de leite em pó de 400 gramas. A pessoa recebe um cupom e 07 dias antes do evento pode retirar o kit que dá direito a camisa e uma bandana de brinde para o pet, que é a grande atração da Cãominhada.

A programação cultural começa com uma Missa Campal em homenagem a São Francisco de Assis, protetor dos animais, já que a data é comemorada no início do mês de outubro. Logo depois tem o momento mais esperado: a passeata canina, que vai contornar o espaço do evento. Ao longo da manhã tem o desfile e concurso de fantasia, dog show com o adestrador Popó, apresentações da Companhia de Operações com Cães da Polícia Militar, da Escola de Música Osmar Macêdo, pocket show do cantor Átila e muito mais.

Os donos e seus pets ainda vão poder ampliar a família na Feira de Adoção e cuidar da saúde nos stands destinados tanto para pesagem dos bichinhos quanto para os humanos, com aferição da pressão. A Cãominhada não possui fins lucrativos e é promovida pela Clínica Planeta Animal, em parceria com a empresa baiana Agromix, que é a maior rede de varejo do segmento pet em Salvador e Região Metropolitana, com 15 anos de mercado.