O documentário “Mário de Andrade – O Turista Aprendiz”, que conta a história do escritor e intelectual Mário de Andrade foi um dos selecionados para o DOCSP, evento que prestigia o gênero documentário no Brasil.  O filme, junto com mais nove projetos brasileiros, foi selecionado entre os mais de 300 inscritos de todo o país, e participa até hoje, 5, da rodada de negócios com canais e distribuidoras brasileiras interessadas no projeto. Com a ideia original de Benito Juncal, direção de Pola Ribeiro e produção executiva de Vânia Lima, o documentário tem inspiração no livro “O Turista Aprendiz”, de Mário de Andrade, e é fruto da coprodução das produtoras baianas Verso a Verso e Tem Dendê Produções.

Em “O Turista Aprendiz”, o autor narra suas duas expedições pelo nordeste do Brasil, o que representa o descobrimento de um país pouco conhecido e de culturas locais pouco disseminadas. É um livro composto por um conjunto de cartas, crônicas, ensaios, que o Mário de Andrade produziu ao longo de alguns anos sobre as viagens que ele empreendeu, em 1928, na viagem aos estados do Pernambuco, Rio Grande do Norte, Alagoas e Bahia.

Mario Raul Morais de Andrade, nascido em São Paulo, foi poeta, escritor, crítico literário e ensaísta brasileiro, além de um dos pioneiros da poesia moderna brasileira. Mario exerceu uma grande influência na literatura moderna brasileira, foi um pioneiro do campo da etnomusicologia, além de ter se tornado figura central do movimento de vanguarda de São Paulo por vinte anos. Músico treinado e mais conhecido como poeta e romancista, Mario de Andrade esteve pessoalmente envolvido em praticamente todas as disciplinas que estiveram relacionadas com o modernismo.

Realizado no espaço Unibes Cultural, em São Paulo, até hoje, o DOCSP, encontro internacional de documentário com atividades de capacitação, mercado e exibições é um espaço para fomentar a reflexão sobre as novas narrativas do cinema documental ao redor do mundo e criar pontes com o mercado. Além da coprodução com a Verso a Verso, a Têmdendê vai apresentar alguns projetos da sua cartela, e participar de uma rodada internacional com players da Colômbia.