Que tal ouvir poesia recitada ao pé do ouvido? Gostou da ideia? As oficinas de sussurro poético vão acontecer na tenda A Magia das Histórias, um charmoso e diferenciado espaço montado pelo Grupo Odebrecht e pelo movimento Livres Livros, onde serão desenvolvidas diversas atividades gratuitas, de 05 a 08 de outubro, de quinta a domingo, durante a Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica) que nesta edição homenageia o jornalista e poeta Rui Espinheira Filho.

“Montamos um espaço de convívio voltado para despertar nas crianças o interesse pela leitura”, afirma Raíssa Martins, da Livres Livros. Segundo ela, os vínculos afetivos que temos com os livros vêm da infância então é preciso formar novos leitores bem como despertar aqueles que ainda estão adormecidos. O espaço vai possibilitar à comunidade ter um envolvimento com os livros de forma acessível e sem barreiras.

Com uma programação muito especial, o Grupo Odebrecht marcará presença entre os apoiadores da festa levando um conteúdo voltado para a literatura infantil desenvolvido pelo projeto Livres Livros. “Este é o sexto ano consecutivo que a Odebrecht participa da Flica, seguindo uma tradição da empresa de há mais de meio século valorizar a cultura baiana e brasileira”, afirma Marcelo Gentil, responsável pela Comunicação da Odebrecht S.A na Bahia.

Samba e bate-papo

O espaço A Magia das Histórias conta com uma intensa e diversificada programação e tudo de graça. No dia 5 de outubro, às 10h, tem a oficina “Vamos Libertar Poesias?”. Às 15h tem contação de histórias com Luciana Ávila e às 16h tem bate-papo com o garoto Guilherme Santana, criador de uma gibiteca em Santo Amaro.

Além disso, às 16h30 será feita a doação da primeira minibiblioteca da Livres Livros para a cidade de Cachoeira. A cerimônia contará com a presença do homenageado da Flica deste ano, o escritor e poeta Rui Espinheira Filho, além do prefeito de Cachoeira, Fernando Antonio da Silva Pereira.

No dia 6 de outubro, sexta-feira, às 9h30 tem contação de histórias em frente a Biblioteca Municipal. Às 15h o bate-papo é com a escritora Moina Bartilotti,  autora do livro O Piquenique de Platão Tão-Tão – uma versão livre e lúdica de “O Banquete” de Platão’. Para encerrar o dia, às 18h tem apresentação da Associação dos Sambadores e Sambadeiras do Estado da Bahia.

No sábado (7) pela manhã, tem oficinas e contação de histórias com Saluar Chequer. Às 15h acontece o encontro com a escritora Renata Fernandes, autora dos livros infantis “A Turminha da Janelinha”, “Como é que é, o chulé quer morar no meu pé?” e “Posso te contar um segredo? É legal compartilhar o brinquedo”.Às 17h tem um show infantil com o grupo Espaço Musical do violonista Gabriel Macedo, neto do lendário Osmar Macedo, um dos criadores do trio elétrico.

O encerramento acontece no domingo, ao meio dia, com recital de poemas. Mas antes, às 10h, tem contação de histórias seguido da atividade de Trança fitas. Tudo gratuito.